Campeonatos

01/06/2009 - 0:00
Campeonatos
Acessibilidade

Existem diversos campeonatos de futebol na cidade organizados pela comunidade e pela Prefeitura de Embu por meio da Secretaria de Esportes e Lazer. As competições atraem crianças, jovens, adultos, idosos e famílias, mantendo a tradição dos times da várzea.

> Ver os campeonatos na cidade

Futgranja

O Futgranja foi criado em 1998 pelo morador do Jardim Santa Luzia Jomar Silva dos Santos. O projeto surgiu diante da necessidade de promover alguma atividade para os moradores, pois na região não há áreas de esporte e lazer e esta foi uma alternativa encontrada para descontrair a comunidade do bairro.

O campeonato leva este nome porque na época o campo ficava atrás de uma granja, daí o nome da competição. Somente participam do campeonato os moradores do bairro ou quem já viveu no local por algum tempo.

Atualmente, o Futgranja conta com 288 jogadores e 24 times, divididos em duas divisões, série A e B. Um diferencial deste campeonato é que ele tem um trabalho voltado para o social. Para participar, cada equipe deve fazer a doação de uma cesta básica que é revertida para a creche do Jardim Santa Luzia.

O clima de harmonia e descontração predomina no Futgranja, tanto que segundo os participantes, até hoje nunca houve uma briga, apenas discussões normais de jogo. Após a partida, os times – vencedores e perdedores – se reúnem na casa de algum morador e fazem o tradicional churrasco de domingo.

Campeonato Municipal de Futebol de Campo Série A

A Série A de Futebol de Campo é um campeonato organizado pela Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Embu e reúne equipes de diversos bairros do município. Na forma atual de disputa, são 24 equipes divididas em quatro grupos com seis times cada. No ano passado, o campeão foi o Alegria Futebol Clube, do do São Luiz/Perequê.

Como todo jogo do futebol da várzea, eles são bem disputados, corridos e atraem cerca de 350 pessoas por final de semana. Durante as partidas, as torcidas organizadas levam os bandeirões de seus times e o som da bateria embala o ritmo dos times dentro de campo, tudo isto com muita harmonia e respeito. Neste ano, o campeonato conta com jogadores que atuaram como jogadores profissionais, Genário, ex-volante do Malága, da Espanha, e Figueirense, o ex-meio-campista Nelson, que jogou em clubes da Bélgica e Iuguslávia, entre outros.

Clubes antigos

Segundo a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Embu das Artes, existem aproximadamente 160 clubes de futebol registrados no acervo da secretaria, mas ainda existem outras equipes espalhadas pelos bairros do município.

Alguns desses times existem há muito tempo e são tradicionais no município, como é o caso da Embuense e Cercado Grande, do centro de Embu, Bate Fácil, Santo Eduardo, entre outros. Abaixo, a história do Clube Atlético Bate Fácil.

Clube Atlético Bate Fácil
Data de Fundação: 7/9/1986 
Bairro: Jardim Santo Eduardo
Atual Presidente: Paulo César Dias – “Paulinho”
Presidente de Honra: Rui Ferreira da Silva

Tudo começou na década de 80, quando os amigos, Rui, Jaime e Bolinha, observavam garotos batendo bola no campo do Jardim Dom José daí foi rapidinho para eles montarem um time na categoria infantil e juvenil na região do Jardim Santo Eduardo, já que havia muitos jovens nas ruas sem nenhum ter nenhuma opção de esporte e lazer. Apesar de ser de outro bairro, nas primeiras competições a equipe era chamada de Dom José, já que os uniformes utilizados pelos jogadores eram emprestados pelo time do bairro.

No dia 7 de setembro, em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, a equipe foi convidada para jogar contra a Seleção de Embu e neste dia o então time do Dom José deu um espetáculo a ponto dos torcedores comentarem entre si: “como este time bate fácil na bola”. Então em 7 de setembro de 1986 surge o Clube Atlético Bate Fácil.

O primeiro título do clube foi o Troféu Embu em 1996, dez anos após sua formação, ao vencer na final o Novo Embu, nos pênaltis, sagrando-se campeão da competição.

----
Compartilhe nas redes sociais