Capacitação dos profissionais do SAMU

24/08/2012 - 0:00
Capacitação dos profissionais do SAMU
Acessibilidade

Desde julho, um curso para aperfeiçoar os serviços de atendimento de
urgência e emergência está sendo realizado em Embu das Artes com o objetivo de
capacitar os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências – SAMU
e o atendimento pré-hospitalar fixo da região (Embu das Artes, Itapecerica da
Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra). O projeto é uma iniciativa
do Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz – HAOC
com a intenção de implantar mais uma vertente da Política Nacional de Atenção
às Urgências em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

As aulas, ministradas na Base Central do SAMU Regional Embu das Artes, são
destinadas aos técnicos, auxiliares de enfermagem e condutores, somando 150
alunos distribuídos em quatro turmas. A capacitação, dividida em 16 módulos,
tem carga horária de 175 horas e irá durar 11 meses.

No decorrer do treinamento, são abordados temas referentes às urgências e
emergências clínicas, cirúrgicas, obstétricas, traumáticas e psiquiátricas.

“Quanto mais qualificados formos, maior eficiência ocorrerá no atendimento
pré-hospitalar”, afirmou Rafael Bastos Sampaio, condutor de unidade de suporte
(ambulâncias) do SAMU e integrante do curso. Ele acredita que o aprendizado e a
padronização, somados às experiências adquiridas na profissão, irão dar um
salto de qualidade no serviço.

Em princípio, o aluno faz um pré-teste para avaliar seu conhecimento prévio sobre
uma matéria, e após assistir as aulas, com a supervisão dos enfermeiros tutores,
realiza um pós-teste. Nessa prova, deve ser atingida a média mínima de sete ao
final de cada módulo (incluindo as avaliações das aulas práticas) para ser
aprovado e obter o certificado reconhecido pelo Ministério da Educação.

A coordenadora do curso, Elaine Soares, acredita que o profissional bem treinado
fica mais preparado e seguro para exercer sua função, e quem ganha é a
população com um atendimento padronizado e a melhoria da assistência direta ao
usuário. “É importante também ressaltar que a aplicação do treinamento tem
gerado motivação entre os alunos, incentivando-os na busca de crescimento na
carreira”, concluiu.

----
Compartilhe nas redes sociais