Conhecer as obras da cidade de perto. Esse foi o objetivo da Caravana do Orçamento Participativo (OP) realizada no sábado, 15 de agosto. Cerca de 100 delegados, distribuídos em três ônibus, percorreram as principais obras das 13 regiões de Embu das Artes. Ao lado do prefeito Prefeito, do vice-prefeito Natinha, de secretários municipais e dos vereadores João Leite e Ná, o público teve oportunidade de conferir de perto várias conquistas da população. Para aguentar a maratona, que prosseguiu o dia todo, foi servido um café da manhã na Escola Municipal Professora Valdelice Aparecida de Medeiros Prass, Parque Pirajuçara, e almoço na Escola Municipal Professor Paulo Freire, Jardim Santa Emília. Segundo o prefeito, o OP é a maior escola que nós temos na área de administração pública. “Durante 42 anos, somente o Centro de Embu recebia benefícios e nós, desde 2001, estamos melhorando a cidade inteira” – disse Prefeito.
Entusiasmadas e vestidas com a camiseta do programa, as pessoas se acomodaram no ônibus e partiram rumo ao Centro de Atenção à Saúde da Família Nossa Senhora de Fátima, na região 4. Inaugurada em dezembro de 2008, a unidade foi uma das reivindicações do OP. O prefeito anunciou que será construída uma rodoviária na região, que fará integração com a rodoviária do Centro. Outras novidades são os projetos de construção do galpão de reciclagem e de 1.020 unidades habitacionais. A rua Liberdade, recentemente pavimentada, também foi visitada pela caravana.
No Jardim dos Moraes, os participantes visitaram as obras da praça. Por recomendação do prefeito Prefeito, todas as áreas de lazer da cidade seguem o mesmo padrão de qualidade e beleza, independente da região. Nesta praça, será inaugurada a primeira academia pública da cidade. E o bairro, que recentemente foi beneficiado com a reforma da Escola Municipal Professora Elza Marreiro Medina, ganhará mais 200 moradias populares. Segundo o delegado do OP, da região 2, Renato Ferreira da Silva, o prefeito Prefeito é bastante dinâmico e reconhece os problemas da população.
Outro ponto visitado, foi a construção dos 140 sobrados de 54 metros quadrados do Jardim Casa Branca. Realizada com recursos dos governos federal e municipal, além de parcerias com movimentos sindicais e associação de moradores, a obra de Embu das Artes foi a primeira da região metropolitana de São Paulo a assinar contrato com o Programa Crédito Solidário, por meio da Caixa Econômica Federal.
A delegada Josefa Judite Guedes Pinheiro, de 59 anos, participou da Caravana do Orçamento Participativo pela primeira vez e adorou: “A gente aprende muito. Me arrependi de não ter participado antes. É um exercício para a minha mente”. Veja o roteiro da Caravana:
REGIÃO 3 – Café da manhã com o prefeito Prefeito – E.M. Profª Valdelice Ap. Medeiros Prass, Parque Pirajuçara
REGIÃO 4 – Posto de Saúde do Jd. Nossa Senhora de Fátima e asfalto da rua Liberdade REGIÃO 11 – Inauguração da Praça e Canalização do Córrego no Jd. Laila
REGIÃO 10 – Jd. Casa Branca – Terminal de Ônibus e Conjuntos de casas populares.
REGIÃO 1 – Centro de Especialidade do Jd. Independência e E.M Jacarandá
REGIÃO 8 e 2 – Canalização do córrego da Av. das Pombas e Botucatu
REGIÃO 3 – Praça do Jd. São Marcos – projeto Campo do São Marcos
REGIÃO 3 – Praça dos Moraes e E.M Elza Marreiro
REGIÃO 12 – Av. Rotary, Parque Industrial – ETEC
REGIÃO 07 – Visitar Jd. Santo Antonio – João do Dico.
REGIÃO 06 – Vista Alegre – Posto de Saúde
REGIÃO 05 – Obras de drenagem e pavimentação do Jardim Silvia
REGIÃO 13 – Estrada do Convento (obra em andamento)
REGIÃO 09 – Itatuba – Base Ambiental GCM
REGIÃO 03 – Retorno para E.M. Profª Valdelice Ap. Medeiros Prass – Encerramento.