CCPD realiza mostra cultural no Pq. Rizzo

19/12/2014 - 0:00
CCPD realiza mostra cultural no Pq. Rizzo
Acessibilidade

O Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência (CCPD) realizou dia,18/12, no Parque Francisco Rizzo, a 6ª Mostra Cultural “Um presépio de Oportunidades”. O evento contou com um café da manhã para cerca de 200 pessoas entre pais e frequentadores do Centro.

A mostra cultural contou com diversas obras realizadas pelos alunos em diversas técnicas como pintura livre, modelagem em argila, realizado no Memorial Sakai, com supervisão da artista plástica Tônia de Embu, além de artesanato com canudos de papel, papietagem (técnica que utiliza papel recortado e cola para dar forma a esculturas e objetos) e colagem. Foram expostos também trabalhos realizados no Núcleo de Comunicação e Linguagem que funciona dentro do centro e estimula os alunos com experimentações da linguagem escrita e falada.

“Essa mostra é o reconhecimento do trabalho dos funcionários, dos alunos e das famílias. É a prova de que nosso trabalho é sério e isso não é um depósito de gente, mas um serviço que mostra resultados, pois tem professores capacitados e treinados. Além do mais, temos um grande diferencial, que é trazer a família para dentro do CCPD e incentivá-los a participar”, afirmou emocionada Roberta Santos, secretária interina da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional.

Os alunos  também mostraram suas habilidades adquiridas nas oficinas Corpo & Movimento e Música & Dança. “Essas atividades  englobam  expressão corporal,  linguagem,  criatividade,  auto-estima,  incentivo a autonomia e independência, bem como o desenvolvimento das habilidades e competências. Notamos a evolução de cada um”, disse Cleusa Maria do Nascimento, coordenadora das oficinas.

Família participante

O aposentado Silvado Barros é pai de Douglas Barros, 28 anos, freqüentador do CCPD. “Ele é o terceiro de cinco irmãos. Nasceu bem, mas teve um problema quando foi internado, aos 3 anos, e ficou com um retardo. O CCPD ajuda muito meu filho, notamos toda a diferença. Ele freqüenta duas vezes por semana e fica bravo quando não vai”, falou, destacando a evolução do filho.

O CCPD

O Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência foi inaugurado na primeira gestão Prefeito (2009). É uma parceria entre a Prefeitura e Instituto São Paulo, que promove a inclusão social e incentiva o exercício da cidadania, propiciando a convivência, lazer, cultura e atividades que contemplem as habilidades adaptativas, a autonomia e potencialidades de cada participante.

Atende 64 pessoas a partir dos 18 anos com deficiência intelectual e ou múltiplas deficiências, de segunda a quinta-feira, nos períodos manhã e tarde. A finalidade é melhorar a qualidade de vida da comunidade, da família e da pessoa com deficiência, através da realização de oficinas e atividades.

Serviço:
CCPD (Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência)
Alameda Fernando Batista Medina, 392, Centro
Telefone: 4704-7448

----
Compartilhe nas redes sociais