Na manhã de quarta-feira (23/4), agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde de Embu das Artes, percorreram as ruas Hercílio Wustemberg e Esperança, no Jardim Pinheirinho, vistoriando e nebulizando as casas com veneno contra o inseto transmissor da dengue, o Aedes Aegypti.
Segundo a agente do CCZ, Lilian Alves, a nebulização é uma medida importante, mas, a prevenção e os cuidados dentro da residência são essenciais, uma vez que o veneno só é efetivo contra os insetos que estão no ar: “A prevenção só é efetiva se eliminarmos os criadouros e isso depende dos moradores. Cuidados básicos que eliminem a água parada são cruciais”.
Felipe Cavalcante, 20, mora com a mãe, três irmãos e duas sobrinhas na Rua Hercílio Wustemberg e garante: “A dengue é uma grande preocupação principalmente por conta das crianças. Aqui deixamos as plantas com areia, o quintal organizado e as garrafas sempre tampadas, além de higienizar a caixa d’água mensalmente e mantê-la sempre tampada. Mas, infelizmente nem todos têm esse cuidado.”
José Tadeu Ribeiro de Carvalho, 69, também teve a casa nebulizada e, segundo ele, nem o pote de água dos animais passa despercebido na vistoria: “Aqui não fica água parada de jeito nenhum. Já vi casos de dengue entre os vizinhos e não quero isso para a minha família. Os cuidados devem ser diários inclusive com a água dos cachorros, aqui ela é trocada todos os dias”.
Já Sérgio Felipe, 62, ressaltou a importância da ação: “Eu me programei e faltei no serviço para poder participar da nebulização. Não fica ninguém em casa durante a semana, mas eu não poderia perder essa oportunidade de proteger a minha família. Aqui o cuidado é máximo”.
Quase 150 casas foram visitadas no local. Segundo os agentes, a resistência das pessoas em receber as equipes e permitir a nebulização ainda tem sido um obstáculo no combate à dengue. A nebulização terá continuidade amanhã no Jardim Pinheirinho e também passará por outros bairros onde a doença já foi detectada, como o Jardim Mimás e São Marcos.