CCZ realizará eutanásias apenas em casos de raiva e leishmaniose

02/07/2014 - 0:00
CCZ realizará eutanásias apenas em casos de raiva e leishmaniose

A partir deste mês, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizará eutanásia de cães e gatos apenas quando a doença confirmada do animal for a raiva ou a leishmaniose, que podem colocar em risco a saúde da população. Solicitações para eutanásia de animais idosos, portadores de neoplasias e cinomose não devem ser encaminhados ao CCZ. Esse procedimento deverá ser realizado por um veterinário particular que já acompanha a saúde do animal.

A determinação está na portaria Nº 1.138, Artigo 3º de 23 de maio de 2014. Para os casos de riscos à saúde pública, o proprietário do animal deverá abrir uma Ordem de serviço (OS) através das Praças de Atendimento da Prefeitura ou do Disque Serviços. Com a OS em mãos, o proprietário do animal liga para o CCZ para agendar dia e hora. Na data prevista, ele deve levar o animal ao CCZ com exames laboratoriais, requisição de eutanásia e laudos, tudo assinado por um médico veterinário particular. O CCZ fará uma reavaliação da indicação de sacrifício.

As doenças

Leishmaniose é causada por infecção pelos protozoários do gênero Leishmania, os quais se espalham através da picada de mosquitos flebotomíneos, também conhecidos como mosquito palha ou birigui. Há várias formas diferentes de leishmaniose, sendo que as mais comuns são a cutânea, que causa feridas na pele, e visceral, que afeta alguns órgãos internos como fígado, medula óssea e baço. A leishmaniose cutânea apresenta feridas na pele. Essas feridas podem mudar de tamanho e aparência com o tempo. Leishmaniose visceral geralmente apresenta febre, perda de peso, inchaço no baço e fígado, e alguns testes de sangue anormais.

A raiva é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus, que compromete o Sistema Nervoso Central (SNC). É uma encefalite, em geral de evolução rápida, dependendo da assistência médico-hospitalar recebida pelo paciente. É uma zoonose que tem como hospedeiro, reservatório e transmissor, o animal que, dependendo da situação, transmite a doença aos humanos através da mordedura, arranhadura ou lambedura.

Centro de Controle de Zoonoses – 4704-3673

Disque Serviços ((Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h)  – 0800 7730 005

Praças de Atendimento:

Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 – Centro
Horário: 2ª a 6ª-feira, das 8h30 às 16h

Vila Olinda (Santa Tereza)
Largo Tancredo de Almeida Neves, nº 9

Santo Eduardo