CCZ – vigilância e zelo no cotidiano

03/10/2008 - 0:00
CCZ – vigilância e zelo no cotidiano
Acessibilidade

A equipe de 35 profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) municipal, instalado há 3 anos em Itatuba, vão à campo todos os dias. Entre as principais atividades estão: Atender denúncias, cuidar do canil, controlar a dengue, a raiva, os roedores, procurar sempre educar para a posse responsável de cães e gatos, orientar como proceder em casos de ataque de animais, e incômodos por pombos, morcegos e animais peçonhentos.

Embu possui o título de município livre da raiva, mas, além de manter um posto de vacinação permanente, possui uma rígida vigilância para que a doença não apareça. No que se refere à Dengue, esta vigilância junto com a colaboração da população, que denunciou mais de 300 casos de criadouros, e o trabalho dos agentes do Controle da Dengue que visitaram este ano 755 pontos estratégicos (cemitérios, borracharias, indústrias, comércio, etc), 121 imóveis públicos e mais de 30.000 residências, garantiram a ausência de casos da doença no ano vigente.

A eliminação de roedores tem evoluído bastante com a instituição do Programa Municipal de Controle de Roedores, o qual utiliza-se de técnicas adequadas e produtos de qualidade. Mais de 4.000 bueiros receberam tratamento e 250 terrenos foram desratizados, além dos 2.000 imóveis visitados para ação educativa na prevenção de infestação por ratos.

Por conta da presença da Leishmaniose Visceral em cães em Embu, a coordenação do CCZ mantém uma parceria e cooperação com o Instituto de Medicina Tropical – IMT da Universidade de São Paulo, avançando desta maneira na prevenção e controle desta doença.
Através de parcerias com Universidades e ONGs, mutirões de castração são feitos a fim de realizar e incentivar o controle populacional de cães e gatos para diminuir o número de animais abandonados.

Segundo o médico veterinário Dr. Marcelo Monteiro Pinto, uma das atividades mais difíceis do CCZ é tentar mudar a cultura dos proprietários que irresponsavelmente abandonam seus animais e transferem a responsabilidade para o poder público. No ano passado, 650 animais deram entrada no Canil/Gatil do CCZ que mantém cães e gatos para adoção.

----
Compartilhe nas redes sociais

Tags: