O Centro Cultural Embu das Artes continua centralizando as exposições artísticas e culturais da cidade, com exposições confirmadas até o final do ano. A realização é da Secretaria Municipal de Turismo. O Centro Cultural fica no Largo 21 de Abril, 29 – Centro Histórico, e está aberto à visitação todos os dias, das 9 às 18h. Tel.: (11) 4781-4462 e 4241-5993.
Surrealismo Primitivo de Sil Farina
Até 31/8, na sala Jaldo Jones, a escultora expõe suas obras em terracota e pinturas em tela. O trabalho figurativo/abstrato da artista confunde o real e o imaginário, revelando um erotismo sutil. As telas coloridas da artista devem ser conferidas. Fez parte do Grupo Sakay do Embu 1978 a 1980, mas possui uma linguagem surrealista vinda do inconsciente livre e expressivo.
Cores Naturais no Tempo
De 17/8 a 9/9, na sala Ana Moysés, a artista Marta Link inicia a exposição Cores Naturais no Tempo, resultado de pesquisa realizada a longo de 15 anos, com os corantes vegetais jenipapo, urucum e pau-brasil. Apresenta nos suportes papel, tecido e madeira um universo único de matizes e texturas.
Diálogos – Arte todo dia
De 24/8 a 23/9, na sala Josefina Azteca, Suely Conte e Rafael Castillo apresentam a exposição Paisagens de Sentidos, que propõe a pesquisa e a investigação da arte como recurso educacional, instrumento para o desenvolvimento de idéias e sentimentos e oportunidade de crescimento pessoal e auto-realização. E exposição gerará uma mostra dos trabalhos realizados pelos visitantes, durante as oficinas que compõem a mostra.
Tônia do Embu – escultura em terracota
De 6/9 a 30/9, na sala Jaldo Jones, a escultora reunirá seus trabalhos que revelam a forte influência do seu mestre, o artista Tadakiyo Sakai, um dos maiores e principais representantes da escultura em terracota no Brasil. Tônia foi sua aluna e hoje ajuda a preservar a sua memória e a formar novos escultores entre os alunos de todas as idades que freqüentam as oficinas do Memorial Sakai, onde é coordenadora e professora.
Embu a Ferro e Ferro
No domingo, 19/8, os visitantes de Embu das Artes poderão apreciar a milenar arte da forjaria, no Largo dos Jesuítas, das 9 às 17h. Participação dos seguintes artistas e artesãos, que têm no fogo instrumento de criação e que mostram seu talento ao vivo para os visitantes da Feira de Artes e Artesanato: Haivort Augusto Ferreira- vidro e murano; Richard Czukewitz- forjaria artística; Carlinhos Mendes – forjaria, móveis e decorações em ferro; Martin Irigoyen – escultura em metal; Miguel Cabrera – escultura em metal; Aroldo Mendes Jr. – escultura em metal; Paulo Jóia e Augusto César de Jesus – joalheria.