Centro Cultural de Embu valoriza produção artística local

28/06/2007 - 0:00
Centro Cultural de Embu valoriza produção artística local
Acessibilidade

A exposição Luzia Caetano – Retrospectiva 40 Anos de Embu das Artes, de 20 de junho a 18 de julho, no Centro Cultural Embu das Artes, valoriza e analtece o trabalho desta pintora mineira de nascimento mas embuense de coração. A mostra é a primeira individual da artista na cidade onde vive e faz parte da política de valorização do artista de Embu, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Turismo, da estância turística mais próxima da capital paulistana, que atrai milhares de visitantes todas as semanas. Entre os quadros da pintora, destaca-se a tela feita logo após a morte de outro artista célebre da cidade, Assis de Embu, um dos fundadores da Feira de Embu das Artes.

Composto de três amplas salas de exposição e um auditório com capacidade para 150 pessoas, o Centro Cultural de Embu, localizado no Centro Histórico da cidade, tem seu calendário fechado até o mês de outubro, com exposições variadas. Confira a programação e divirta-se.

Luzia Caetano – primitivista – até 18/7 – sala Josefina Azteca
Pintar para Luzia Caetano é uma diversão. Misturar as cores na palheta, escolher os temas, quase sempre ligados à cultura popular brasileira, molhar o pincel e preencher a tela com casas, bandeiras, carros de boi, flores e muita, muita gente.

A artista primitivista chegou ao Embu em 1961 e conviveu com os artistas pioneiros que criaram o Movimento Artístico de Embu, como Azteca, Cássio M´Boy, Sakai, Assis de Embu, entre outros. Suas obras fazem parte de importantes coleções particulares em Portugal, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Israel, Holanda, Japão, Chile e Brasil.

Wanderley Ciuffi – pintor, desenhista e escultor – de 20/7 a 18/8 – sala Josefina Azteca
Ele iniciou sua carreira expondo suas obras nas ruas e praças de São Paulo, enquanto estudava os mestres do expressionismo. É contemporâneo dos artistas que iniciaram o movimento artístico de Embu, na década de 70 e utiliza a arte como pretexto contra a pobreza, a exploração, as injustiças sociais. Trabalha e expõe em seu estúdio numa deliciosa viela no Centro Histórico da cidade.

Rafael Castillo e Suely Castillho – de 20/8 a 18/9 – sala Josefina Azteca
Os artistas apresentarão exposições/ instalações – Paisagens Sentidos e o vídeo Casa – e o projeto Diálogos – Arte Todo Dia, que propõe a pesquisa e a investigação da arte como recurso educacional, como instrumento para o desenvolvimento de idéias e sentimentos e como oportunidade para ampliação do crescimento pessoal e auto-realização.

Joilson Guespires– escultor e pintor – de 5/7 a 31/7 – sala Jaldo Jones
Juntando sobras de madeiras em construções, comprando restos de oficinas e marcenarias, pegando retalhos em entulhos, o artista utiliza-se de madeira, mármore e bronze, e das cores para abordar temáticas sociais e ecológicas. Enveredou para o mundo das artes plásticas (escultura e pintura) pelas mãos do artista italiano Elvio Becheroni.

Sil Farina – escultura em terracota – de 3/8 a 30/8 – sala Jaldo Jones
Seu trabalho é figurativo/abstrato onde as linhas se confundem entre real e imaginário, permitindo a uma leitura subjetiva e sutil da obra. Existe um erotismo sutil onde feminino e masculino se mesclam e se unem. Fez parte do Grupo Sakay do Embu 1978 a 1980, mas possui uma linguagem surrealista vinda do inconsciente livre e expressivo.

Tônia do Embu – escultura em terracota – de 6/9 a 30/9 – sala Jaldo Jones
A escultora é coordenadora do Memorial Sakai, em Embu das Artes, que reúne peças do artista Tadakiyo Sakai, um dos maiores e principais representantes da escultura em terracota no Brasil. Tônia foi sua aluna e hoje ajuda a preservar a sua memória e a formar novos escultores entre os alunos de todas as idades que frequentam as oficinas do Memorial Sakai.

Jofe dos Santos– escultor – de 4/10 a 31/10 – sala Jaldo Jones
Esculturas em pedra sabão, pó-de-pedra com cimento, resina, isopor. Jofe dos Santos também produz bases de mesa e abajures em pó-de-pedra c/ cimento, pinturas, gravuras e painéis em relevo. Com o isopor cria decorações temáticas e cenários.

Casa do Artesão – Brinquedoteca – dias 6, 7 e 12/10
Para comemorar o Dia das Crianças, a Casa do Artesão e o Núcleo Brincarte programaram três dias de brincadeiras, com brinquedos feitos artesanalmente: encaixe em madeira, livros de histórias em tecido, bonecas, carrinhos, fantoches, entre outros. É só chegar e brincar!

Centro Cultural Embu das Artes
Largo 21 de Abril, 29 – Centro – Embu
Tel.: (11) 4781-4462 e 4241-5993
Visitação: todos os dias, das 9 às 18h

Hotel Blue Tree Premium
Rua Verbo Divino, 1.323 – Chácara Santo Antônio – São Paulo
Telefone: (11) 5683-4600

Centro de Atendimento ao Turista (CAT)
Largo 21 de Abril, s/nº – Embu das Artes – São Paulo – Brasil
Telefone: (11) 4704-6565

----
Compartilhe nas redes sociais