Centro Cultural Mestre Assis recebe exposição sobre população em situação de rua

05/02/2016 - 0:00

A fotografia é um dos meios com qual conseguimos não só enxergar aquele momento, mas torná-lo eterno e memorável, por meio desse pensamento, o poeta e fotógrafo, embuense, Flávio Bergamin deu origem a exposição “Movimento dos Não Vistos”, aberta a visitação a partir das 17h, do dia 13/2, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu.

São 15 obras contendo imagem e poesia ou, fotopoesia, como o trabalho é denominado pelo artista.  De acordo com Flávio, a exposição Movimento dos Não Vistos traz ao público a critica é a indagação da invisibilidade social, sendo ela não só econômica, mas de reconhecimento.

“O morador de rua não é invisível e nem preto-e-branco, pelo contrário, é um humano como nós e merece ser visto e reconhecido como nós”, garante Flávio.

A exposição “Movimento dos Não Vistos” fica aberta a visitação até 29/2. O Centro Cultural Mestre Assis do Embu, funciona todos os dias, das 8h às 18h. Entrada Franca.

Atendimento à população em situação de rua em Embu das Artes

O Decreto 7.053/2009 institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua. Em Embu das Artes o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) é um espaço de convivência, fortalecimento grupal e de construção de projetos de vida, por meio do atendimento psicossocial.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Roberta Santos, em 2015, o Centro Pop atendeu 330 pessoas. Dessas, 137 pessoas (42%) são próprias do município e as demais 193, migrantes de outros Municípios, Estados ou mesmo Países:

“No espaço, são atendidas em média 35 pessoas por dia, com oferta de refeições, obtenção e regularização de documentação pessoal, inclusão no CadUnico, encaminhamento para benefícios, como o BPC, espaço para higienização pessoal e de roupas e endereço de referência, além de encaminhamento para tratamento da dependência química, realizado no CAPS AD e intermediação de mão de obra, para inserção no mercado de trabalho, por meio do PAT”.

Exposição Movimento dos Não Vistos

Dias: de 13/2 a 29/2

Local: Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21de Abril, 29, Centro)

*Matéria atualizada em 11/2 para inserção de informações sobre o Centro Pop