O Centro de Atenção à Saúde da Família da Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes, que é baseado no Programa de Saúde da Família, criado pelo Ministério da Saúde, já realizou mais de 38 mil atendimentos desde que iniciou suas atividades em maio de 2004, no bairro Itatuba. Atualmente, existem mais de 9 mil famílias cadastradas no Programa, sendo que 150 pessoas, em média, são atendidas diariamente.
O Centro de Atenção à Saúde da Família funciona através de uma equipe de profissionais, que é formada pelo modelo Programa Saúde da Família, e conta com 7 Médicos Generalista, 7 Enfermeiros, 15 Auxiliares de Enfermagem, 58 Agentes Comunitários de Saúde, 5 Dentista, 5 Técnicos de Higiene Dental, 5 Auxiliares de Consultório Dentário e 9 Auxiliares Administrativo distribuídos em suas 4 unidades. Segundo o Dr. Wilians Cândido Rosa, Coordenador do Programa, o atendimento mais procurado é o de Ginecologia, e o mais frequente, é o Clínico Geral que atende os casos simples de todas outras especialidades.
A Secretaria de Saúde tem toda uma preocupação com o desempenho do trabalho dos Agentes Comunitários, por isso a contratação deles conta com a parceria do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim, que realiza o processo seletivo, através de concurso (inscrições, avaliações, entrevistas), conforme edital publicado anteriormente. Após todos estes procedimentos, os agentes são treinados para dar um bom atendimento a população.
Segundo Ivanilda Aparecida de Oliveira, auxiliar administrativa do Centro Itatuba, cada agente é responsável por uma micro área do bairro onde atua. Geralmente, cada um deles atende cerca de 200 famílias. Nas visitas realizadas, o morador responde um questionário médico, onde é perguntado se ele e sua família possuem algum problema de saúde, e também sobre a sua situação de moradia.
Com base nessas informações, o agente verifica se há ou não necessidade de marcar uma consulta. Caso for preciso, o agente retorna a casa do paciente com a data da consulta já marcada. As visitas são feitas mensalmente e acompanhadas através do boletim médico e também monitoradas pelos funcionários do Centro.
Os Centros oferecem os seguintes serviços: consultas médicas com Pediatra, Ginecologista e Obstetra, Clínico Geral e Dentista; Grupos de orientações sobre Higiêne Bucal, Planjemanto Familiar, enfermagem para os programas de pediatria, amamentação, gestante, hipertensos e diabéticos, saúde da mulher (papanicolau); Coleta de exame de papanicolau (com visita domiciliar para informar a data da com consulta médica, afim de avaliar o resultado do exame quando chega na Unidade); Exame de eletrocardiograma, coleta do papanicolau e de exames laboratorias para análise clínica; Curativo, inalação, retirada dos pontos, verificação de pressão, dosagem de glicemia capilar, teste de gravidez; Imunização com visitas nas escolas, orfanatos e empresas para atualização da situação vacinal; Palestras preventivas e educativas em escolas, orfanatos, centros comunitários, empresas e igrejas; Visita domiciliar para para tratamento supervisionado de tuberculose, investigação epidemiológica, convocação de faltosos em vacinação e consultas programadas; Busca ativa de tuberculose, através do Centro e dos agentes comunitários; Cadastro provisório do cartão do SUS e Caminhada Monitorada e Ginástica Liang Gong para pacientes diabéticos, hipertensos e da 3º idade. Além de todos estes serviços, há um monitoramento da comunidade através das visitas mensais dos Agentes Comunitários de Saúde às famílias, onde é feito o agendamento de consultas de acordo com o protocolo dos Programas, e exames quando necessários.
Kely Andriane B.S. Rocha, moradora do Ressaca, está cadastrada no Programa há 9 meses, geralmente é atendida pelos Agentes de Saúde, só quando precisa fazer uma consulta específica é que vai até o Posto. Segundo Kely, o atendimento do Centro é muito bom . O casal Maria da Penha Nunes e Pedro Russo, moradores do bairro Itatuba também recebem a visita dos Agentes de Saúde. Eles fazem parte do programa há um ano e estão muito contentes com os serviços prestados pelo Centro de Atenção.
Atualmente existem 5 unidades do Centro de Atenção à Saúde da Família em funcionamento nos bairros: Itatuba (Estr. Velha de Cotia, 73) , Ressaca (Estr. da Ressaca, 350) Tomé (Rua Mimi Simão, 45), São Luiz (Rua Quênia, 81) e Casa Branca (Av. Rotary, 5437).
Para se cadastrar no Programa de Atendimento, é necessário apresentar CIC ou RG e residir na região onde há uma unidade. O Centro de Atenção à Saúde da Família funciona de 2º à 6º das 7 às 17h.