Centro de Atenção à Saúde do Trabalhador

Endereço: Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 – Centro
Telefones: (11) 4785-3699  –  4785-3634

Horário de funcionamento: das 8 às 17h, de segunda a sexta-feira.

O termo Saúde do Trabalhador refere-se a um campo do saber que visa compreender as relações entre o trabalho e o processo saúde/doença. O fundamento de suas ações é a articulação multiprofissional, interdisciplinar e inter setorial.
Atende servidores públicos da Prefeitura e da Câmara Municipal de Embu das Artes: estatutário; comissionado; frente de trabalho; cooperados; e conveniados.

Realiza consultas, exames diagnósticos (especialidades e laboratoriais), exames admissionais, exames demissionais, perícias (regularização de afastamento por atestado médico), encaminhamento ao EmbuPrev ou INSS e seus retornos ao trabalho, avaliação de Restrição/Readaptação, avaliação de afastamento para acompanhamento familiar, licença maternidade, análise das solicitações de insalubridade, periculosidade e PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) e procedimentos de enfermagem como acolhimento, aferição de sinais vitais (pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória e temperatura corporal), administração de medicamentos (vias: intradérmica, subcutânea, intramuscular, endovenosa e oral/sublingual), inalação, coleta de sangue, curativo, eletrocardiograma, orientações sobre saúde.

Todos os dias são realizados acolhimento aos servidores, pela equipe de enfermagem ou pela direção. Após a escuta qualificada, os servidores são encaminhados ao P.S, em caso de urgência ou emergência, à UBS de sua referência para acompanhamento, agendamento de exame periódico, agendamento com a Médica Clínica / Médico do Trabalho ou apenas orientação.
Os agendamentos de consulta psicológica são realizados pessoalmente na recepção do CAST com a apresentação do encaminhamento, ou após acolhimento da Enfermeira.

As coletas de sangue e eletrocardiograma são agendadas diretamente na sala da Enfermagem, com a equipe. As perícias médicas são agendadas por telefone ou diretamente na recepção.
Os pedidos de insalubridade e periculosidade são avaliados pelo Médico do Trabalho e o Engenheiro de Segurança do Trabalho, que os defere ou indefere.

As Visitas Técnicas nos Equipamentos Públicos desta Prefeitura são realizadas pelos profissionais (Enfermeiro, Médico do Trabalho e Engenheiro de Segurança do Trabalho), para implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), para adequação das solicitações dos exames periódicos.

Composição de RH

Composição de RH
Diretor
Paulo Edson da Silva

Médico Responsável pelo PCMSO:
Dr. Cesar Augusto Morales de Carvalho

Médicos do Trabalho:
Dr. Cesar Augusto Morales de Carvalho
Dr. Murilo Guerra de Oliveira
Dra. Semira Brum Ribeiro

Psicóloga:
Dra. Carolina Terezinha de Mattos

Assistente Social:
Roberta Maria dos Santos

Enfermagem:
Salete Morais da Silva (Enfermeira RT)
Andreia Soares de Carvalho (Auxiliar de Enfermagem)
Ilma Pereira do Nascimento (Técnica de Enfermagem)

Engenheiro de Segurança do Trabalho:
Jungi Hoshina

Administrativos:
Ana Maria da Silva Lima dos Santos
Andrea da Silva Sousa
Maria das Neves Batista
Natalia Delgado
Neide Alves de Souza
Neide Aparecida Geraldo
Patrícia Pereira Galdino

Frente de Trabalho:
Maria Helena

Perícias Médicas
Peritos:
Dr. Murilo Guerra de Oliveira
Dr. Peter Motta Calderoni

Administrativos:
Amélia Mendes Ramalho Guermandi
Camilo Saraiva Caetano
Marcos Moreno de Oliveira Lima