No dia 27/3, a Secretaria de Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) promoveu a reintegração do indígena Renato Karaí, que estava perdido, à aldeia Tenondé-Pora, Parelheiros, extremo sul da cidade de São Paulo.
Renato, que há mais de um mês afastou-se de sua aldeia e não soube encontrar o caminho de volta, vinha se abrigando nas ruas. Perambulando na tentativa de retornar a sua moradia, chegou a Embu das Artes e há três dias abrigava-se na região do Ressaca. Munícipes o abordaram e o conduziram ao Centro Pop no dia 24/3.
Enquanto os técnicos do Centro Pop levantavam informações sobre o indígena e sua origem, ele permaneceu acolhido. O Centro Pop contatou lideranças da Aldeia Indígena Tenondé-Pora, que confirmaram que Renato é integrante da aldeia e havia sumido. Renato foi então conduzido a sua aldeia e reintegrado a sua família. Em 2016, o Centro Pop atendeu mais de 404 pessoas e acolheu temporariamente 166 pessoas.
Centro POP
Av. Esco, 607/610 – Jd. Magali
4203-4366