No mês de abril, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), realizou mais um cadastro no Cad Único de pessoas em situação de rua. Embu das Artes já realiza este trabalho desde 2009, quando o Centro de Referência Especializado de Assistência Social estabeleceu o atendimento a essa população, mostrando a evolução da política pública para esse segmento.
“Achei muito boa essa iniciativa. Eu não sabia que podia receber um benefício. Tem muita gente na mesma situação que eu que não tem essa informação”, disse Alberto Carlos, 32, atendido pelo Centro Pop e pelo Caps AD, que usa o benefício para procurar emprego, comprando roupas novas e cortando os cabelos.
O Centro Pop atentou para o fato de que apenas as pessoas em situação de rua que aderiam ao atendimento no local vinham sendo inseridas no Cad Único e desde abril passou a realizar, na rua, a entrevista de cadastramento para aqueles que não iam até o equipamento.
A equipe percorreu a região central, onde se concentram a maior parte da população em situação de rua e os bairros do Jardim Santa Tereza, Casa Branca e Pinheirinho. Os abordados foram muito receptivos e aprovaram a iniciativa. Todos, embora não frequentem assiduamente o Centro Pop, possuem o equipamento como referência e recorrem a ele quando necessitam de atendimentos pontuais. Muitos conheciam o Cad Único porque ouviram de outras pessoas em situação de rua sobre os benefícios vinculados, dentre eles, o Programa de Transferência de Renda Bolsa Família, que muitos já recebem. Embu das Artes já inseriu no Cad Único mais de 54 pessoas em situação de rua, sendo 51 homens e 3 mulheres.
Superando adversidades
A inserção no Cad Único é um passo importante para a superação da situação de rua. Ele implica na obtenção e regularização de toda documentação pessoal e, portanto, do exercício da cidadania como qualquer outro munícipe. É por meio do Cad Único também que a pessoa em situação de rua acessa o Programa de Transferência de Renda Bolsa Família e adquire algum poder econômico. Pode, por exemplo, pagar sua própria condução para se dirigir a uma entrevista de emprego ou cuidar da aparência pessoal, como um corte de cabelo, para esse mesmo fim. Vale lembrar que esses benefícios e programas são complementados pelo atendimento oferecido no Centro Pop e Abrigo Institucional,
No ano de 2013, foram atendidas 240 pessoas em situação de rua no município. Por se tratar de uma população majoritariamente migrante ou em situação de rua temporária, é possível encontrar, num mesmo período, de 35 a 55 pessoas em situação de rua.
O programa
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – Cad Único foi instituído pelo Decreto nº 3.877 de 21 de julho de 2001, com o objetivo de identificar e caracterizar os seguimentos sociais mais vulneráveis da população, criar indicadores que reflitam a dimensão da pobreza e vulnerabilidade, constituir uma rede de proteção social articulada com outras políticas existentes, convergir esforços para o atendimento prioritário a famílias em estrema vulnerabilidade e ser uma ferramenta de planejamento de políticas publicas voltadas a famílias de baixa renda. A Instrução Operacional do SENARC/MDS nº 20 de 14 de dezembro de 2007 normatizou a inclusão das pessoas em situação de rua no Cad Único.
Acolhimento
O Centro Pop oferece acolhimento 24 horas, local para higiene pessoal e de roupas, guarda volumes, endereço de referência, contato com familiares, encaminhamento para vaga de trabalho e cursos de capacitação, como o Pronatec (acessado também pelo Cad Único) e atendimento psicossocial, voltado para o desenvolvimento de um projeto individual para superação da situação de rua.
Serviço:
Centro Pop – Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua e Abrigo Institucional
Rua Júpiter, 363 – Jardim Novo Embu
Cad Único
Relação dos pontos de cadastramento:
CRAS Centro
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114
Telefone: 4785-3598
CRAS Dom José
Rua Ouro Preto, 481 – Jardim Santo Eduardo
Telefone: 4149-6604
CRAS Santa Tereza
Rua Quebec, 10
Telefone: 4244-7696
CRAS São Marcos
Rua São Carlos, 128 – Jardim São Marcos
Telefone: 4203-2574
CRAS Vista Alegre
Rua Maceió, 10 – Jardim Vista Alegre
Telefone: 4704-4158
CRAS Jardim dos Pinheirinhos
Rua Paineiras, 91-A, Jardim Pinheirinho
Telefone: 4781-3432