Cidadania em Ação: mais de três mil atendimentos

Cidadania em Ação: mais de três mil atendimentos
Acessibilidade

Destaques para o Cine na Rua que levou diversão a quase mil espectadores e para a troca de lâmpadas incandescentes por outras mais econômicas

As ruas dos Coqueiros e Carnaúba, no Jardim Pinheirinho, estavam totalmente lotadas para receber pela primeira vez uma edição do Cidadania em Ação, que encerrou as comemorações do aniversário de Embu das Artes  no domingo, 20/2. Diversos serviços foram oferecidos à população, entre eles: vacinação, medição da pressão arterial e diabetes, doação de cães e gatos, exame de Papanicolau, cabeleireiro e manicure, emissão de carteira profissional, primeira via do documento de identidade (de 0 a 17 anos) e CPF, e recreação para as crianças. No total, foram atendidas 3.500 pessoas. Os serviços mais utilizados foram: minicidade do trânsito, recreação para crianças, cópias de documentos, foto, serviços de saúde (medição de pressão arterial, vacinas, papanicolau etc) e emissão de RG.

Na rua Limoeiro, a novidade ficou por conta do projeto Cine na Rua, incentivado pelo Ministério da Cultura e patrocinado pela AES Eletropaulo com gestão da HMelillo Grupo de Articulação Social. Os 960 espectadores assistiram aos filmes “Brasil Animado” e “Deu a Louca nos Bichos”, títulos destinados para as famílias. Antes das sessões de cinema, ocorreu o Atendimento Fácil para Todos, onde uma tenda foi montada para o atendimento à população local a fim de esclarecer dúvidas sobre a fatura da conta de luz, consumo, solicitar serviços, orientação sobre os riscos da energia elétrica e o seu uso adequado. Os visitantes puderam também trocar duas lâmpadas incandescentes por duas mais econômicas. No total, 400 pessoas efetuaram a troca.

Antes da abertura do evento, a banda municipal, sob a regência do maestro Elias Evangelista, arrancou aplausos do público presente. “Não se pode criticar um projeto como esse, pois como é que a pessoa que está desempregada vai conseguir tirar cópias dos documentos ou fotos para emitir a segunda via do RG, por exemplo?” indagou o prefeito Prefeito.

Ele também adiantou que a região ganhará novos equipamentos públicos. No Jardim Pinheirinho, será construída uma praça com pista de cooper e um novo modelo de academia pública com 16 aparelhos. E já está em estudo o projeto para asfaltar a Estrada Morro Agudo, que liga os bairros Pinheirinho e Santo Antonio. “Estar com todos esses serviços aqui é dar dignidade ao cidadão. É trabalhando com respeito e ouvindo a população, que vamos melhorando passo a passo nossa cidade” – disse o secretário adjunto, Edson Bezerra.

O público presente aprovou a realização do Cidadania em Ação, como é o caso da moradora do Jardim Arabutan, Aparecida Ferreira Cardoso, que foi tirar o CPF e a carteira profissional da filha. “Eu acho ótima essa iniciativa porque, no meu caso, não tinha condições de tirar esses documentos para ela. O evento tá aprovado” – contou. “O evento é muito bom oferece orientação com relação à saúde, tirar documentos. É uma atitude bem pensada”- disse José Ricardo Ferreira, morador do Jardim Pinheirinho, que utilizou os serviços de emissão de RG, corte de cabelo e saúde. José Carlos Machado, que também reside no Jardim Pinheirinho, foi fazer uma consulta no oftalmologista por conta de problemas na vista. “Isso aqui é bom demais, tinha que acontecer mais vezes, ainda mais para mim que preciso fazer exame de vista e não tenho condições de ir frequentemente” – elogiou o morador.

----
Compartilhe nas redes sociais