Em março, a TV Cultura lança campanha na TV Rá Tim Bum e no portal cmais.com.br pelo direito à brincadeira segura e inclusiva. O Projeto Incluir Brincando é da emissora com a Vila Sésamo e acaba de ser gravado em Embu das Artes, mais precisamente no Ginásio Dom José, no Jardim Dom José. A produção, coordenada por Patrícia Barretos, com direção de Fernando Gomes, escolheu a parede externa do ginásio (foto), pintada por grafiteiros da cidade, para servir de cenário das cenas lúdicas gravadas pela Vila Sésamo.
“Estamos produzindo dez vídeos para internet, que falam de inclusão. Gravamos, por exemplo, a história de uma boneca cadeirante em que os amigos decidem jogar boliche e para incluí-la na brincadeira colocam um cano para que ela possa jogar a bola por ele e participar. Outros sete vídeos de um minuto são com personalidades, com trabalhos voltados para inclusão, como o de Ana Moser, que interagem com personagens da Vila Césamo”, diz o diretor Fernando Gomes.
A sugestão de usar a cidade como cenário foi da própria medalhista olímpica de vôlei Ana Moser, que já colabora com projetos de esporte e inclusão na cidade. Ana Moser é presidente da Associação Atletas Pelo Brasil e diretora do Instituto Esporte e Educação. Quer que 100% das escolas públicas das cidades-sede da Copa do Mundo ofereçam esporte educacional até 2016 e trabalha para isso.
O PROJETO
Já há vídeos de um minuto, com interpretação em libras, recurso de audiodescrição e closed caption, gravados com o ator Lázaro Ramos, embaixador do Unicef no Brasil; o atleta paraolímpico Daniel Dias, com seis medalhas de ouro em Londres; a atriz Isabel Fillardis; o cantor Daniel; a cantora Fernanda Takai; o músico e bailarino Antônio Nóbrega.
A campanha da TV Cultura e Vila Sésamo será lançada no dia 17 de março na TV Cultura, na TV Rá Tim Bum e no portal cmais.com.br. O Projeto Incluir Brincando, inédito no Brasil, conta com o apoio da MetLife Foundation, e parceria do UNICEF, da Associação Laramara, do Instituto Rodrigo Mendes, da Efeito Visual Serigrafia e da Iguale Comunicação de Acessibilidade.