Cidade Limpa e Segura: megaoperação retira 10 veículos abandonados num só dia

Daniela Karin
15/02/2024 - 12:33
Cidade Limpa e Segura: megaoperação retira 10 veículos abandonados num só dia
Acessibilidade

Em 2023, foram notificados 604 veículos, sendo 85 recolhidos

Para proporcionar aos munícipes mais segurança e conforto nas vias públicas, a Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), retomou na quarta-feira, 14/2, a megaoperação Cidade Limpa e Segura. Durante a ação, foram recolhidos 10 veículos abandonados nas seguintes vias fiscalizadas: rua Emília R. de Vieira e avenida Liberdade (Jd. Nossa Senhora de Fátima), avenida Avaré e rua Portuguesa (Jd. Ângela), rua Brasil (Jd. Valo Verde), rua Franca (Jd. Dom José), estrada da Baviera (Jd. São Marcos) e estrada dos Orquidófilos (Jd. Mascarenhas).

Segundo a Semob, o motivo de abandono de carros se dá por diversos fatores, dentre eles pela dificuldade financeira do proprietário em fazer a manutenção, multas altas e atraso no licenciamento. Esses abandonos geram diversos transtornos à população. Interferem no trânsito e tornam-se um risco para a saúde pública, pois acumulam lixo e água parada, podendo se transformar em criadouros do mosquito da dengue. 

A segurança pública também é afetada, pois muitos desses veículos abandonados servem de local para uso de drogas e prática de crimes, além ser esconderijo de objetos ilícitos. Há ainda o impacto ambiental, já que podem ocorrer vazamentos de fluidos e materiais tóxicos que contaminam o solo e a água.

A ação, que é respaldada pela Lei Municipal nº 1748/98 e pelo Artigo 279-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), contou com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). Os veículos permanecem no pátio por determinado período e se não forem retirados pelo dono são encaminhados para leilão. Denúncias de veículos abandonados podem ser feitas pelo telefone (11) 4785-3656.

----
Compartilhe nas redes sociais