Estão em andamento os preparativos para a 3ª Conferência Municipal de Cultura, que deve ser realizada em agosto. No dia 16/7, às 18h, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu, a comissão, coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e que inclui o Conselho Municipal de Cultura, volta a se reunir para definir temas e metas. A primeira conversa sobre o assunto, para construir a conferência, foi realizada em 3/7. As propostas a serem debatidas e votadas na Conferência Municipal serão levadas à 3ª Conferência Nacional, com a finalidade de contribuir para a construção do Sistema Nacional de Cultura, do governo federal.
Para melhor atender a essa finalidade, a Secretaria de Cultura realizou estudo, tomando como base as diretrizes contidas no Sistema Nacional de Cultura proposto. A comissão conferiu o que vem sendo realizado no setor cultural do município, dentro de um processo iniciado em 2001 e aperfeiçoado no atual governo – no qual, por exemplo, foram abertos quatro centros culturais e mais de 3 mil vagas para cursos gratuitos nos Núcleos de Cultura. O resultado desse levantamento e os quatro eixos (fomento, difusão, eventos e formação) do Plano Municipal de Cultura da cidade, entre outras fontes de informação, servem de base para os debates.
Depois da reunião do dia 16, será agendado debate dos temas com a população. Vale lembrar que a conferência é um “encontro de cidadãos e representantes do governo, com o objetivo de debater e propor políticas, programas e ações para serem desenvolvidos nos próximos anos”. O Poder Público Municipal é o principal responsável pela convocação, regulamentação e realização da Conferência Municipal de Cultura. Cada município tem autonomia para elaborar o seu regulamento, deve contemplar as diretrizes e estar atento aos critérios estabelecidos pela Conferência Nacional de Cultura.