Quem gosta de caminhar, correr e andar de bicicleta terá, a partir de outubro, um programa especial que vem sendo organizado pelo Governo de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, para entrar no calendário de eventos esportivos da cidade. Trata-se do Circuito das Artes, com Corrida de Rua de 5 e 10 quilômetros; Caminhada da Terceira Idade e Passeio Ciclístico.
O Circuito das Artes será aberto com Passeio Ciclístico no dia 19 de outubro. Depois da concentração, no Parque Rizzo, às 6h, todos sairão às 8h, para um percurso de 9 quilômetros pelo centro da cidade. O percurso para o Passeio Ciclístico já está definido (ver mapa). Terá saída do Parque Francisco Rizzo, percorrendo o trecho rua Alberto Giosa, av. Elias Yazbek, av. Isaltino V. Morais, av. Jorge Camasmie, retornando pela rua Marcelino P. Teixeira, av. Isaltino e rua Cândido Portinari, nos bairros Centro, Cercado Grande, Vila Bonfim, Tingidor.
Inscrições em 1º de setembro
Os interessados em participar deverão se inscrever de 1º de setembro a 1º de outubro, nos Ginásios Hermínio Espósito (Al. Fernando Batista Medina, 120) e Independência ou no Parque Rizzo (Rua Alberto Giosa, 320) , de segunda a sexta-feira, das 8 às 19h, e sábado até as 12h, mediante apresentação de documento de identidade. Os participantes devem ter mais de 12 anos, sendo que menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsável. Todos receberão kits com informações sobre o percurso, procedimentos e serviços para os ciclistas do circuito, que será finalizado na Praça da Alimentação.
A Secretaria de Esportes deverá somar 30 profissionais de Educação Física envolvidos no planejamento, na execução do Passeio e nas atividades extras, como aulas de alongamento e aquecimento, além de recreação e lazer para crianças, cujos pais ou responsáveis participarão do passeio. Agentes de trânsito acompanharão os ciclistas no percurso já definido, guardas civis municipais farão a segurança, haverá atendimento médico e ambulância disponíveis, além de pontos de hidratação, entre outras medidas necessárias à realização do evento, um projeto intersecretarial.