Circuito Taypa de Pilão

19/05/2009 - 0:00
Circuito Taypa de Pilão
Acessibilidade

No dia 5 de maio reuniram-se no CAEX-Centro de Atendimento ao Expositor, no Largo 21 de Abril, as cidades de Cotia, Santana de Parnaíba, Aldeia de Carapicuíba, São Roque e Embu das Artes (foto), para formatar o circuito Taypa de Pilão, contemplando como atrativo principal os prédios tombados pelo Patrimônio Histórico, edificados a partir de uma técnica trazida pelos Jesuítas, e desenvolvida por eles com auxílio da mão-de-obra indígena. Consistia em utilizar o barro misturado com estrume de animais, folhas secas, gravetos, óleo de baleia, socados por pilões para sedimentar a estrutura e levantar as paredes, construídas com moldes de madeira, que mais lembravam grandes caixotes. Após a secagem do material, eram retirados e revestidos na parte externa com um pó de minério, denominado tabatinga, que impermeabilizava a obra.

Em Embu das Artes, o Museu de Arte Sacra é o exemplar vivo dessa importante e histórica técnica intitulada Taypa de Pilão e que faz parte do Circuito.

Hoje, o novo conceito de trabalho na estruturação do turismo, está relacionada a ações regionais, que a partir de uma identidade comum se unem e desenvolvem um trabalho divulgativo do circuito e de todo  o potencial turístico existente em cada município envolvido.

Circuito Taypa de Pilão será lançado na SELT

1901.jpg

Em junho, na sede da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo em São Paulo, o Circuito Taypa de Pilão será lançado e apresentado oficialmente aos prefeitos dos municípios envolvidos, autoridades de turismo e imprensa. O evento e os detalhes foram acertados entre as cidades que integram o Circuito, em reunião realizada dia 13 de maio, na histórica Aldeia de Carapicuíba, onde a Capela (foto) também foi construída com essa técnica e faz parte do Acervo de Monumentos Históricos Tombados pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Embu marca presença na reunião da APRECESP

A Secretaria de Turismo, representando o prefeito Prefeito, esteve no último dia 12 na Cidade de Itu, reunindo-se com vários secretários de Turismo e prefeitos das Estâncias Turísticas do Estado de São Paulo (foto) para a reunião bimestral da APRECESP- Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo. Na pauta, um diagnóstico das cidades e estratégias para desenvolver campanhas promocionais e publicitárias e de marketing para divulgação dos atrativos existentes e as formas possíveis de participação nas Feiras e Eventos importantes para o Turismo.

----
Compartilhe nas redes sociais