Combate ao Trabalho Infantil: acompanhe as ações da Prefeitura

Sandra Martins
07/06/2023 - 16:38
Combate ao Trabalho Infantil: acompanhe as ações da Prefeitura

A partir desta segunda-feira, 12/6, a Secretaria de Desenvolvimento Social fará ações pelo Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho). Acompanhe:

Dia 12/06 – Tenda Temática para conscientização sobre a importância de se combater o Trabalho Infantil.

Local: Centro Cultural Mestre Assis – Largo 21 de Abril, 29 – Das 9 às 15h;

Dia 24/06 – Tenda Temática para conscientização da comunidade sobre a importância de se combater o Trabalho Infantil.

Local: Feira livre no Largo do Jardim Santa Tereza, das 9 às 15h;

Dia 07/07 – IV Seminário Municipal de Combate ao Trabalho Infantil

Local: Centro Cultural Mestre Assis (Largo 21 de Abril, 29 – Centro), 9 às 13h.

O que é o Trabalho Infantil?

São atividades econômicas e/ou atividades de sobrevivência, com ou sem finalidade de lucro, remuneradas ou não, realizadas por crianças ou adolescentes em idade inferior a 16 anos, ressalvada a condição de aprendiz a partir dos 14 anos, independentemente da sua condição ocupacional.

• De 0 a 13 anos: Há proibição de qualquer forma de trabalho infantil;
  • Entre 14 a 16 anos: Há proibição de qualquer forma de trabalho infantil, salvo na condição de aprendiz, conforme previsto na Constituição, no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Consolidação das Leis do Trabalho;
  • Entre 16 a 18 anos: Há permissão restrita, sendo proibidas as atividades consideradas noturnas (entre 22h e 5h), perigosas, insalubres e descritas na Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil (Lista TIP), aprovada pelo Decreto nº 6.481/2008.

Quais são os tipos de Trabalho Infantil?

• Os realizados nas ruas;
  • O doméstico;
  • Em atividades ilícitas;
  • O informal;
  • O eventual/sazonal;
  • O noturno;
  • Em atividades rurais;
  • O perigoso e/ou insalubre;
  • Os virtuais;
  • O artístico e o desportivo:

Essas últimas duas formas são as únicas exceções à regra constitucional sobre a idade mínima para o trabalho (além da aprendizagem profissional). Crianças e adolescentes podem realizar atividades artísticas antes dos 14 anos uma vez obedecidas as normativas vigentes e devidamente autorizado pela autoridade judiciária, em alvará onde se fixem as garantias de um trabalho protegido e que não traga prejuízos à formação da criança e/ou do adolescente.

Já sobre a atividade desportiva de rendimento, apenas após os 14 anos de idade, de acordo com a Lei 9.615/1998, é que o adolescente pode estabelecer contrato formal com a instituição esportiva.

Quais são as principais consequências danosas do trabalho infantil?

• Afeta a saúde e o desenvolvimento físico-biológico, das crianças e adolescentes uma vez que os expõem a riscos de lesões, deformidades físicas e doenças, muitas vezes superiores às possibilidades de defesa de seus corpos;
  • Compromete o desenvolvimento emocional, na medida em que as crianças e adolescentes submetidos ao trabalho precoce podem apresentar, ao longo de suas vidas, dificuldades para estabelecer vínculos afetivos em razão das condições de exploração a que estiveram expostas e dos maus-tratos que receberam de patrões e empregadores;
  • Prejudica o desenvolvimento social, pois as crianças e adolescentes, antes mesmo de atingirem a idade adulta, veem-se obrigados a realizar trabalhos que requerem maturidade, comportamento e convivência com o mundo adulto, sendo afastados do convívio social com pessoas de sua idade.

DENUNCIE!

• Disque 100 – Disque Denúncia Nacional da Secretaria de Direitos Humanos