Comitiva de Hino visita a cidade

02/07/2014 - 0:00
Comitiva de Hino visita a cidade

Nesta quinta-feira, 3/7, chega à cidade a comitiva de Hino, município da província de Shiga, no Japão, que é cidade-irmã japonesa de Embu das Artes. O grupo vem composto por Yoshiaki Hirao (vice-prefeito de Hino), Toshio Yamada (assessor), Shigueo Murashima (vereador), Akiko Kisse (diretor da Hino International Goodwill Association) e Mitsumi Nishimura (professora de caligrafia tradicional japonesa).

Em companhia do prefeito, vereadores e secretários municipais, a comitiva visitará, em 4/7, as obras da cidade. No dia 5/7, irá ao Centro de Convenções Imigrantes, na Capital, para o Festival da Cultura Japonesa. Em 6/7, visita o Memorial Sakay e o Museu de Arte Sacra, deixando solo embuense no fim da tarde para retorno ao Japão.

Cidades-irmãs Embu-Hino

Hino é cidade da província de Shiga, a 450 km de Tóquio, a capital do Japão. A cidade de Hino, com cerca de 170 mil habitantes, era um aglomerado de distritos há 60 anos, quando foi emancipada, e há 30, completados no dia 2 de maio, é a cidade-irmã de Embu das Artes. A geminação será comemorada em 15 de março de 2015, de acordo com a Associação Internacional, que funciona dentro da prefeitura de Hino.

Essa irmã, que fica em uma região que se desenvolveu a partir de 1457 no arquipélago de Honshu, o maior do país, que conhece terremotos e a violência da guerra, se uniu a Embu das Artes pelo sumô. O esporte é uma tradição japonesa. Quinze atletas brasileiros, com apoio da Confederação Brasileira de Sumô, participarão do Campeonato de Sumô do Japão 2014. Enquanto isso, professores de educação física, até mesmo da cidade embuense, vão para Hino e outras cidades japonesas ensinar futebol.

Em Embu das Artes, Sadao Nagata, integrante da Associação Embu-Hino, presidida por Paulo Nobuo Sugawara, conta que as cidades se tornaram irmãs antes mesmo da data oficial de aprovação do projeto na Câmara Municipal em 1984, da qual era presidente. O Campeonato Brasileiro de Sumô, conduzido pela Federação Paulista da modalidade, foi realizado na cidade e em seguida a Federação Paulista de Sumô enviou atletas para o Campeonato Nacional do Japão.

Os torneios continuam sendo realizados em cidades do País, mas o brasileiro precisa ainda conhecer mais a luta, entender que os lutadores não são necessariamente obesos. Recentemente, Roy Nelson treinou com equipe de sumô, preparando-se para enfrentar Mark Hunt no UFC Japão 2014, em setembro. Sumô é arte marcial de extrema dedicação, competitividade, força e respeito pelo adversário. Uma das regras básicas: o vencedor não deve exceder ao comemorar a sua vitória para não humilhar o adversário.

Geminação de cidades

Cidades-irmãs no Brasil, gêmeas ou geminadas na Europa, têm laços de cooperação e são reconhecidas por características semelhantes (geográfica, política, econômica, cultural, referências históricas comuns). A geminação é um conceito com a finalidade de criar relações principalmente nos níveis econômico e cultural. Isso leva ao intercâmbio cultural, ao compartilhamento do conhecimento, ao ensino para estudantes e a políticas empresariais. No caso de Embu das Artes, a colônia japonesa local, interferindo na agricultura, na indústria, nas artes e em tantos outros setores são a base dessa irmandade com Hino.