Como surgiu o blog da escola Azteca

25/09/2009 - 0:00
Como surgiu o blog da escola Azteca
Acessibilidade

Diretora: Vera Lúcia de Moraes Costa
Coordenadoras Pedagógicas: Eliana Perazzo e Gisele Kubo

No final do ano de 2008, o grupo de gestão desta escola iniciou seus estudos para verificar o funcionamento do Blog, sua estrutura e possibilidades de uso na prática pedagógica.

Em 2009, devido a muitos projetos, essa idéia de uso do Blog, acabou ficando um pouco de lado. Após a paralisação das aulas conseqüente da gripe suína, e a necessidade de reposição de aulas, que nos permitia flexibilidade, autonomia e criatividade, o grupo de gestão apresentou a proposta de uso do Blog, como recurso de reposição visto que o mesmo é uma excelente forma de comunicação, permitindo que grupos e pessoas, interem-se sem restrição temporal.

Os blogs são páginas na internet (Web), que utilizam os protocolos de transmissão de dados e contam com um servidor para armazenar as informações que apresenta e que precisam ser atualizados com freqüência.Historicamente, surgiram no final de 2001, no site Blogger.com.
Apresenta-se com uma linha de tempo para as postagens , abarcando uma infinidade de assuntos que vão desde diários , piadas, links, notícias, poesias, artigos, idéias, fotografias e tudo mais que seja possível para sua atualização.Quando “no ar” , isto é, postado na web, qualquer pessoa pode acessá-lo

Margarida Elisa E. Ferreira

A cada dia descobrimos possibilidades de uso deste recurso, desde divulgação dos projetos da Unidade Escolar e de produções dos alunos, sugestões de links, incentivos a produção de recados, comentários, revisão textual dentre outras possibilidades.

Antes do uso efetivo do Blog, realizamos uma pesquisa junto aos alunos e familiares, verificamos que a maioria de nossos estudantes tem algum tipo de acesso a internet seja em casa, na LanHouse, na casa de amigos e parentes e outros, cerca de 75% dos pais, que participaram da pesquisa, disseram sim ao uso do Blog. Após as pesquisas, iniciamos efetivamente o uso do Blog na escola.

Reservamos a visita e uso da sala de informática pelo menos uma vez por semana, a fim de que os alunos se interem do recurso, aprendendo a usá-lo da melhor maneira possível  e possibilitando também o uso para aqueles estudantes que não tem nenhum tipo de acesso.

Inserir esta possibilidade de trabalho no interior da escola pública não foi tarefa fácil, os professores em sua maioria são tomados pelo medo da “máquina”, porém é fato que os mesmos precisam usar as tecnologias proporcionadas pela informática, mesmo porque isso é uma demanda crescente para a escola e ninguém consegue ensinar sem saber.

Paulo Freire dizia que somos seres inacabados e neste momento o grupo escola ousa, abusa da criatividade, se empenha, inserindo a tecnologia com finalidade, não é só digitar textos, mas é interagir criar uma REDE DE COLABORAÇÃO VIRTUAL, na qual todos podem redigir o que aprenderam o que fizeram e pesquisaram nos interiores da sala de aula, dialogar com seus colegas e professores, mesmo estando geograficamente em lugares distintos.

Na escola temos hoje seis computadores disponiveis para uso dos alunos, nosso atendimento acontece em grupos, não temos professor orientador de sala de informática porém contamos com o empenho e dedicação dos profissionais desta Unidade Escolar.

Estamos ha mais de seis semanas trabalhando de forma intensificada com o BLOG, semanalmente os estudantes visitam o blog na sala de informática e fazem comentários conforme a pergunta da semana. Nossa maior dúvida eram as turmas de pequeninos (os 1° anos), mas para nosso encantamento eles se envolveram, assim como as mães que vieram até a escola aprender a acessar o Blog.

Estamos dando o primeiro de muitos passos, rumo ao uso de mídias interativas com os nossos estudantes. A atual administração de nosso município pretende implantar as lousas digitais, refletindo assim um olhar voltado para inserir a tecnologia em sala de aula e nós da equipe Azteca acreditamos que essa tecnologia realmente é benéfica para os nossos estudantes, por isso demos início a essa metodologia de trabalho.

Nossa equipe ganha com a reposição, soma os esforços, vence os “medos” das novas tecnologias e insere toda equipe, em especial nossos professores e alunos, no mundo digital. 

----
Compartilhe nas redes sociais