Foi eleita, dia 11/11, a mesa diretora do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir). A reunião extraordinária aconteceu no Centro Cultural Mestre Assis. O Conselho foi criado sob a Lei Municipal Nº2717/2013, sancionada em novembro do ano passado, e tem como objetivo propor alternativas para superar as desigualdades raciais, tanto do ponto de vista econômico quanto social, político e cultural, ampliando assim o processo de controle social sobre as políticas de promoção da igualdade racial e enfrentamento do racismo.
A mesa diretora do Conselho ficou assim: Marisa Araújo Silva, assessora de Promoção da Igualdade Racial, da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, assumiu a presidência da mesa diretora do Compir, e Alexandre Alves Rodrigues, o pai Alexandre, assumiu a vice diretoria. Os cargos de primeiro e segundo secretários foram assumidos por Jussara Machado e Dilson Cruz, respectivamente. A presidente e seu vice, conduzem as assembléias, divulgam as ações resultantes das assembléias e dão encaminhamento para que as ações saiam do papel. Aos secretários, cabe preparar, acompanhar as assembléias, encaminhar as conclusões, acompanhar e apoiar os trabalhos das Comissões e Grupos de Trabalho e acompanhar toda a rotina administrativa do Conselho. A próxima reunião do Conselho será em dezembro para aprovação do regimento interno.
O Compir foi criado em agosto deste ano, e é composto, além da mesa diretora, pelo conselho paritário, formado por 10 membros do Poder Público escolhidos dentro das Secretarias, e por 10 representantes da Sociedade Civil. O Conselho, que está na Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, faz parte das resoluções da 3ª Conferência Municipal de Igualdade Racial, realizada em julho de 2013,que reafirmou o compromisso governamental e da sociedade civil com as políticas de enfretamento ao racismo, além de promover reflexões e diálogos.