Intervenções culturais dos grupos Embu Art Dance, Estúdio K e do grupo oficial de dança do Centro de Referência da Juventude (CRJ) abriram a III Conferência Municipal da Juventude de Embu das Artes, realizada dia 14/8, no Centro Cultural Valdelice Prass, sob o tema: “As várias formas de mudar o Brasil”. Após 7 pré-conferências, com a participação de mais de 400 jovens de todas as regiões, o encontro definiu as propostas e os delegados que representarão Embu das Artes na etapa estadual da Conferência.
Roberta Santos, secretária de Assistência Social Trabalho e Qualificação Profissional, não escondeu o orgulho ao falar sobre a postura do Governo Municipal em relação à juventude: “Quando a gente fala de garantia de direitos, a gente fala da criação de condições necessárias para a inclusão social desses jovens. Nós nunca tivemos tantos programas de sucesso voltados para a juventude e nunca a liberdade de expressão foi tão trabalhada na nossa cidade, quanto hoje. Estamos travando uma árdua batalha contra os intolerantes sociais, Embu das Artes está contra qualquer tipo de intolerância”.
O Coordenador do CRJ e assessor de políticas públicas para juventude, Nilton Bispo, fez alusão à música “Não é Sério”, da banda Charlie Brown Jr., ao afirmar: “Ao contrário da musica o jovem é sim levado a sério, quando ele tem espaço para dizer o que pensa e no que acredita. Nós da coordenação da política de juventude temos claro o nosso papel de controle e acompanhamento da juventude dessa cidade, e os desafios para que a gestão consiga atender os anseios e direitos dos jovens. Hoje vamos falar sobre as várias formas de mudar o Brasil, e mudar com todos, porque nas políticas de juventude todos tem espaço”.
Já o Deputado Estadual, Prefeito, propôs aos conferencistas uma reflexão sobre as ações que vem sendo realizadas em prol da juventude: “Um encontro como esse, é o momento em que vamos conferir o que está acontecendo com a juventude do nosso País e do nosso município, quantas prefeituras da região estão fazendo a mesma reflexão? ”.
Ativos, os jovens usaram o espaço não só para conferir mas, também, para fazer valer suas próprias ideias. Manifestaram-se contra a redução da maioridade penal e, representados pelo estudante de serviço social, John Lennon, deram um grito contra a homofobia, o machismo e a discriminação.
Ao todo, foram eleitas 68 propostas em torno dos eixos: Direito à Diversidade, Igualdade, Saúde, Comunicação e Liberdade de Expressão; Direito ao Esporte, Lazer e Cultura; Direito ao Território, Mobilidade, Sustentabilidade e Meio Ambiente; Direito à Segurança Pública e Acesso a Justiça; Direito à Cidadania, Participação Social e Política e a Representação Juvenil; Direito à Profissionalização, Trabalho e Renda; e Direito à Educação. Confira aqui as propostas eleitas.
As propostas serão apresentadas durante a etapa estadual, dias 9, 10 e 11 de outubro em Atibaia, por seis jovens eleitos durante a Conferência Municipal e quatro representantes indicados pelo poder público. Confira aqui a relação dos representantes.
Durante a Conferência, também foram eleitos os membros do 1º Conselho Municipal da Juventude de Embu das Artes, com representantes da sociedade civil e do poder público. Confira aqui a relação de membros do Conselho Municipal de Políticas Públicas para Juventude.
Compareceram a III Conferência Municipal da Juventude, a representante do Conselho Nacional da Juventude, Deidiane Souza, o presidente da Câmara Municipal, Ney Santos, e os vereadores João Leite, Doda Pinheiro, Rosana Almeida e Edvânio Mendes.
Ouça o que os jovens tem a dizer sobre o encontro:
Igor de Campos, 24, professor da rede estadual de ensino
Mateus Pereira do Nascimento, 16, delegado eleito para a etapa estadual
Luis Carlos Ferreira dos Santos, 17, integrante da comissão organizadora da Conferência Municipal
Graziene Lopes de Castro, 16, integrante da comissão organizadora da Conferência Municipal