Conferência Municipal de Saúde discutiu a importância do SUS

28/03/2019 - 13:37
Conferência Municipal de Saúde discutiu a importância do SUS

Na sexta-feira, dia 22/3, aconteceu a abertura da XII Conferência de Saúde com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”. O encontro reuniu representantes do poder público e de segmentos organizados da sociedade.

“Instituída a partir de um sistema na década de 80, a saúde faz parte do tripé da seguridade social junto com a educação e o desenvolvimento Social, mas a saúde é a que menos recebe recurso da União. Uma das questões que deve ser discutida nesta Conferência Municipal, na Estadual, em junho, e logo adiante na Nacional, que ocorrerá em agosto, é exatamente a demanda financeira. É ela que vai dar sustentabilidade técnica e efetivamente a qualidade do atendimento aos nossos cidadãos”, falou Paulo Vicente, assessor técnico do prefeito Ney Santos.

O secretário de Saúde, Raul Bueno, enalteceu o trabalho prestado pelos conselheiros de saúde em busca de melhorias e advertiu a necessidade de um avanço na área. “Vamos buscar meios e politicas públicas para uma saúde melhor. Nós temos aqui muito que agradecer pelo que o prefeito vem realizando, na tarefa de qualificar o serviço de saúde pública daqui, porém tem ainda muita coisa para evoluir, mas qual município que não tem? O SUS no papel é a coisa mais bonita do mundo, mas na prática peca por falta de investimentos”, disse.

Em seguida, foram realizadas as palestras voltadas para o tema geral da Conferência Municipal. A troca de experiências foi conduzida pelos palestrantes Ulysses Silva e Levidan Lopes, que falaram ao público.

O delegado-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Robson Borges, também destacou a importância do SUS. “Que vocês continuem lutando pelo SUS, estamos em meio a muitas dificuldades e de problemas que vão surgindo, mas mesmo com todos esses obstáculos estamos aqui para buscar melhorias para o SUS”, falou Robson.

No sábado, dia 23/3, foram formadas as rodas de conversa para deliberação das propostas advindas das pré-conferências realizadas em todas as unidades de saúde, nas reuniões de Conselho Gestor, nos meses de fevereiro e março e, assim, contribuir com as propostas para a elaboração de diretrizes para o Sistema Único de Saúde (SUS), que terá ampla discussão em agosto na Conferência Nacional. Foi um dia de reflexão e de pontuar a incansável luta pela melhor qualidade do sistema de saúde público de modo geral e buscando melhorias para o munícipio.

Clique aqui e confira as propostas discutidas na Conferência.