“20 Anos de Universidade: Autonomia, Democracia e Sociedade”, esse foi o tema do Congresso da Unifesp promovido em São Paulo, dia 3/11, que contou com a participação do secretário municipal de Educação, Paulo Vicente dois Reis, representando o prefeito Prefeito. O encontro ocorreu no Teatro Marcos Lindenberg com a presença de docentes, discentes, servidores técnicos administrativos e autoridades.
O objetivo do evento foi refletir os rumos da universidade e firmar seu processo de expansão. Aberto a toda a comunidade universitária, por meio da representação de 300 delegados eleitos por seus pares, o Congresso foi uma oportunidade para se discutir e elaborar, de forma participativa, as propostas de organização institucional, reforma do estatuto e do regimento da universidade, com foco nos desafios do presente e do futuro.
“Estamos orgulhosos em realizar este encontro, que visa consolidar a expansão com qualidade e tornar o ambiente universitário mais plural e democrático”, declarou a reitora da Unifesp, Soraya Smaile.
Na ocasião, Paulo Vicente enfatizou o esforço de Prefeito em implantar um campus da Unifesp em Embu das Artes e a bem sucedida parceria existente desde 2010 entre o Governo Municipal e a Universidade, que deu origem a 95 cursos de extensão e eventos e já atenderam cerca de 5.500 pessoas.
“Cumprimento a Soraya Smaile pelo seu comprometimento com nossa cidade e valorizo o intuito desse evento de consolidar a gestão democrática efetiva da entidade”, declarou Paulo.
Em novembro, Prefeito receberá a equipe da Unifesp para dar continuidade às tratativas de implantação do campus no antigo Colégio Ecco.
Membros presentes na mesa: deputado federal, Ivan Valente, secretária de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Osasco, Dulce Helena Cazzuni, o coordenador do Movimento Passe Livre, Marcelo Hotimsky, e a coordenadora do Movimento Reflexos de Palmares, Lana Caroline Barbosa.
Ecco
O Colégio Ecco fica localizado em terreno com 35 mil m² e 3 mil m² de área construída. Lá deverá ser implantado o projeto inicial com 30 salas de aula, auditório, refeitório, lanchonete, quadra e piscina aquecida. Áreas dos cursos de graduação que comporão a grade curricular da universidade: artes, cultura e turismo.