Os candidatos à Comissão Interna da Prevenção de Acidentes (Cipa), estiveram reunidos, em 4/8, com a comissão responsável pelo processo eleitoral. Na ocasião, os candidatos realizaram a leitura do edital das eleições e puderam esclarecer dúvidas sobre o assunto.
Essa será a primeira eleição da Cipa da Prefeitura de Embu das Artes. O pleito ocorrerá dia 12 de setembro, das 8 às 17h, em três locais de votação: prédio da administração, Secretaria de Serviços Urbanos e Complexo Valdelice Prass.
Segundo Marcos Rosatti, presidente da Comissão Eleitoral e secretário de Gestão de Pessoas e Modernização Administrativa, diferente do setor privado, a Cipa dos servidores públicos tem caráter altruísta: “A Cipa é uma reivindicação de muitos anos, essa será uma ação histórica na Prefeitura. Será um trabalho conjunto e educativo tanto para a administração, quanto para os servidores. Estamos propondo uma mudança cultural, que resultará na melhoria das condições de trabalho”.
Ao todo serão 24 cipeiros, sendo 12 nomeados pelo Prefeito e 12 eleitos por meio de votação. Todos os servidores públicos concursados poderão participar da votação. Mas, atenção, os servidores só poderão votar nos candidatos do próprio segmento.
Confira o perfil dos candidatos:
REPRESENTANTES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Waldir Barbosa Silva é servidor público há 3 anos, atua como recepcionista na UBS São Marcos, e é técnico em Segurança do Trabalho. Por trabalhar em uma área insalubre e ter auxiliado na elaboração do mapa de risco da unidade onde atua, se sente preparado para apontar e classificar riscos, orientar os colegas de trabalho e prevenir acidentes.
Thamires de Souza May é servidora pública há 3 anos, atua como técnica de gestão de pessoas e educação em saúde. Acredita que se eleita, contribuirá para a promoção de melhores condições de trabalho para os servidores por meio da fiscalização dos equipamentos públicos.
Manoel Soares, ou apenas Soares, como é conhecido pelos colegas, é servidor público há 7 anos, e trabalha no almoxarifado da Maternidade Municipal. Seu objetivo é estar sempre capacitado e contribuir para que as tarefas diárias sejam realizadas da maneira correta, evitando acidentes.
Erivaldo Miranda Lopes, servidor público há 15 anos, trabalha como motorista/socorrista no Samu. Seu objetivo é transmitir seus conhecimentos, garantindo a prevenção de acidentes e agregando mais segurança ao trabalho dos colegas.
REPRESENTANTES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
José Maria Lucena é servidor público há 9 anos. É assessor técnico pedagógico, e seu objetivo é torna-se os olhos e a voz do mais de 2 mil profissionais da educação do município.
Eurenisse Miranda Oliveira de Couto, é servidora pública há 9 anos e, atualmente, presta apoio ao secretário de Educação. Seu objetivo é fazer a diferença para o outro e contribuir para a segurança no funcionalismo público.
REPRESENTANTES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS URBANOS
Cláudio Paulo de Souza é servidor público há 3 anos. Motorista, formado em logística, quer lutar por equipamentos básicos de segurança e veículos em melhor estado de conservação.
João Caetano Paixão é servidor público há 41 anos. Assistente técnico administrativo e ex-presidente da Associação de Servidores Públicos, luta pelos direitos dos servidores. Seu objetivo é assegurar a prevenção de acidentes e melhores condições de trabalho para os funcionários da Prefeitura.
Jorge Luiz de Proença é servidor público há 16 anos. Motorista, pretende lutar por equipamentos e condições adequadas de segurança para a atuação do servidor público. Seu objetivo é criar um ambiente de trabalho agradável e seguro para todos.
Benedito Aparecido Rodrigues é servidor público há 24 anos. Motorista, ele pretende ajudar os colegas na prevenção de acidentes.
Amarildo Gomes de Oliveira é servidor público há 10 anos. Encarregado da Secretaria de Serviços Urbanos, tem por objetivo garantir a segurança dos servidores, dando assistência e garantindo a resolução de problemas.
Marcelo Sateles Novaes é servidor público há 6 anos. Motorista, sua candidatura se sustenta nos pilares treinamento, capacitação e conscientização. O seu slogan pessoal é: “Segurança, o caminho de volta para casa”.
Allan Rodrigues Blanco é servidor público há 16 anos. Operador de máquinas, candidatou-se à Cipa por preocupação com os colegas de trabalho. Seu objetivo é contribuir para melhores condições de trabalho e qualificação profissional.
REPRESENTANTES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO E TRANSPORTE
Sérgio Souza da Silva é servidor público há 16 anos, é inspetor de fiscalização. Tecnólogo em Segurança do Trabalho, visa a saúde e o bem-estar dos servidores.
Rodrigo de Castro Romero é servidor público há 5 anos. Fiscal Municipal, acredita que se ingressar na Cipa poderá contribuir para a melhoria do ambiente de trabalho, reduzindo acidentes e doenças laborais.
Antonio Henrique Marques Lopes é servidor público há 7 anos. Operador de máquina, formado em Direito, acredita estar preparado para apontar riscos e orientar colegas na prevenção de acidentes. Pretende contribuir para melhores condições de trabalho e qualificação profissional.
REPRESENTANTES DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL
Levi Garcia de Souza Filho é Guarda Civil Municipal há 11 anos. Seu objetivo é melhorar o ambiente de trabalho, garantindo mais segurança e saúde aos servidores públicos.
REPRESENTANTES DO QUADRO DAS SEGUINTES SECREATARIAS MUNICIPAIS: GESTÃO DE PESSOAS, GESTÃO FINANCEIRA, COMUNICAÇÃO, GOVERNO, OBRAS, CONTROLADORIA, CHEFIA DE GABINETE, TURISMO, ESPORTES, MEIO AMBIENTE, CULTURA, ASSISTÊNCIA SOCIAL E ASSUNTOS JURÍDICOS
Oliveira Machado da Luz é servidor público há 23 anos. Assistente técnico administrativo, quer obter novos conhecimentos sobre os diretos dos servidores e ajudar os colegas a cobrar esses diretos. Além, de ajudar os servidores a corrigir hábitos que possam prejudicar a saúde e a segurança.
Hélio Cabral de Oliveira Júnior é servidor público há 6 anos. Coordenador do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, faz parte da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade e acredita que com a Cipa será capaz de ampliar o trabalho já desenvolvido, no âmbito dos servidores.
Lourival Domingues da Costa é servidor público há 10 anos. Diretor de fiscalização, busca na Cipa melhores condições para o desenvolvimento do trabalho dos servidores.
Sidney de Moura Pinto é servidor público há 5 anos. Engenheiro civil, quer promover melhores condições de trabalho e o fornecimento dos equipamentos necessários para a atuação dos servidores em geral.
Locais de votação da CIPA
A Comissão Eleitoral da CIPA, divulgou os locais de votação para eleição dos representantes dos servidores efetivos para composição da Cipa. O eleitor deverá comparecer ao local de votação munido de documento oficial de identificação (RG ou CNH) ou crachá.
Veja aqui para ver o seu local de votação.