‘Conisud Revela Sudoeste’ – arte, gastronomia, turismo, negócios e muito mais reunidos num só lugar

Alex Natalino
18/03/2024 - 13:27
'Conisud Revela Sudoeste' - arte, gastronomia, turismo, negócios e muito mais reunidos num só lugar

O 1º Conisud Revela Sudoeste acontece no sábado (23/3) no Parque Francisco Rizzo, das 9h às 18h, reunindo o que há de melhor na região nas áreas de arte, artesanato, gastronomia, produção rural e turismo, além de abrigar uma Feira de Negócios, promover ações ambientais e apresentar atrações musicais regionais. A entrada é gratuita.

O evento é organizado pelo Conisud (Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo), entidade constituída pelas prefeituras dos municípios de Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra, Ibiúna e Vargem Grande Paulista, que terão participantes representando-as no Conisud Revela Sudoeste.

Embu das Artes estará representado, sob a coordenação da Secretaria de Turismo do município, por artistas e artesãos que utilizam técnicas de cerâmica, pintura naif, escultura e reaproveitamento de materiais recicláveis, e por produtores de flores do município.

O que terá no evento?

Com inúmeros expositores, a arte e o artesanato regional estarão disponíveis em tendas montadas para o público conhecer, apreciar e adquirir belas e originais obras de arte e peças artesanais criadas por profissionais da região (pintura, escultura, cerâmica, bonecos, produtos de material reciclável, moda sustentável, crochê, tricô, cosméticos fitoterápicos, flores, mudas, arranjo floral e muito mais).

O visitante poderá degustar delícias da gastronomia local, com pratos diversos e comidas típicas, bebidas como cervejas artesanais, cachaças e vinho, além de produtos agrícolas orgânicos como morango, jerivá, amora, cambuci, uvaia, juçara e seus derivados, como polpas, sorvetes, espumantes e geleias.

Paralelamente, haverá a Feira de Negócios, coordenada pelo Sebrae, com a participação de mais de 120 empresários e apresentação de uma diversidade de produtos cultivados pela agricultura familiar local, que juntamente com líderes regionais do setor turístico, realizarão uma experiência de networking.

E em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março), a Sabesp, que oferecerá água ao público por meio de bebedouros, realizará uma ação ambiental com os presentes por meio da Trilha Ecológica – um jogo lúdico com informações importantes sobre o meio ambiente e a água – e ainda promoverá a Caminhada das Águas, em torno do lago do Parque Rizzo, com o objetivo de chamar a atenção para a importância da preservação da água.

Como se trata de uma iniciativa autossustentável, quem levar materiais recicláveis poderá trocá-los por brindes durante o evento, como forma de educação ambiental.

No palco montado no Parque Francisco Rizzo, junto ao imponente lago, a plateia assistirá, gratuitamente, apresentações de diversas manifestações culturais, como a Congada de São Benedito, Raízes Ubutum, Folia de Reis, Adoradores Santa Cruz, Orquestra de Violeiros, além de grupos de poetas e cantores.

Serviço:

Conisud Revela Sudoeste