Conselho do Orçamento cria coordenação e debate Plano de Obras

Conselho do Orçamento cria coordenação e debate Plano de Obras
Acessibilidade

Cumprindo sua agenda, menos de 30 dias depois da primeira reunião ordinária (6/7), o Conselho Municipal do Orçamento (CMO) realizou seu segundo encontro dia 3 de agosto. Os membros da sociedade civil e do governo municipal definiram a composição da Coordenação Paritária que terá o papel de acompanhar, fiscalizar e planejar as atividades do Conselho. Eleitos pelos titulares presentes, foram escolhidos como representantes da sociedade civil os conselheiros Erisvaldo José dos Santos, Nino (Região 3), Vando Barbosa (Região 5), “Manelão” de Moura Dias (Região 10) e Fioravante Souza Abreu (Região 13). Os indicados do Governo Municipal são a secretária chefe de Gabinete Cristina Santos e os secretários Geraldo Juncal Júnior (Desenvolvimento Urbano), Helton Rodrigues (Finanças) e Pedro Pontual (Participação Cidadã).

O Plano de Obras 2009 – incluindo ações em andamento, planejadas e já concluídas – foi apresentado pelo secretário Milton Oliveira. Em construção, a Escola Técnica de Embu (Etec), mesmo sendo estadual, conta com 70% de recursos da Prefeitura. Além de doar o terreno, localizado ao lado da Câmara Municipal e da Delegacia, numa das áreas mais valorizadas da cidade, o Governo Municipal está investindo na obra R$ 2 milhões provenientes do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi). A Etec da cidade deve abrir suas portas no início de 2010.

Agosto espetacular

A população receberá ainda este mês importantes obras. No sábado, 8, será entregue a passarela do Jardim Mimás, entre os quilômetros 275 e 276 da rodovia Régis Bittencourt. A revitalização das praças da Bíblia e Francisco Matarazzo Sobrinho, no Jardim Embuema, deve estar concluída em 15 dias. Dia 29 serão inaugurados o ginásio poliesportivo e o Centro Cultural do Pirajuçara, que integram o complexo educacional Valdelice Prass Em breve estará finalizada a canalização e urbanização do córrego do Engenho Velho. E estão em andamento ainda as obras das praças do Jardim São Marcos e Jardim dos Moraes.

Até o final de 2009 o Governo da Cidade de Embu das Artes investirá R$ 109 milhões em obras, destacando os projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) como João do Dico, Vista Alegre e Santo Antonio. Já licitadas, em breve terão início as obras do Centro de Especialidades do Jardim Vazame e da quadra do Vista Alegre. De acordo com o secretário de Obras, a repavimentação da estrada de Itapecerica a Campo Limpo é “quase realidade. Depende só da assinatura de um convênio já encaminhado”. Ainda no segundo semestre, a Prefeitura iniciará a construção dos portais turísticos da cidade, a reforma e ampliação do Teatro Popular Solano Trindade, entre outras obras.

A Caravana do Orçamento Participativo (OP), adiada em virtude da chuva, a princípio está marcada para sábado, 15/8. Já o Fórum dos(as) Delegados(as) do OP foi agendado para o dia 12/9, a partir das 15 horas. A pauta da reunião previa a discussão do Plano Plurianual e da nova territorialização da cidade, temas do próximo encontro do CMO, dia 14/9.

----
Compartilhe nas redes sociais