Sonhar e alimentar o desejo de que se pode tornar o sonho realidade. Este foi o tema central que envolveu a cerimônia de formatura dos dois mil jovens de 16 a 24 anos que em novembro passado ingressaram nos cursos do Consórcio Social da Juventude Geração Cidadã. Depois de vencida a etapa de seleção dentre milhares de candidatos, os estudantes de famílias de baixa renda de Embu da Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Taboão da Serra dedicaram-se durante quatro meses às aulas. Orgulhosos por concluir mais uma importante etapa de suas vidas, os estudantes e seus familiares celebraram a formatura dia 26 de abril no Ginásio Municipal Hermínio Espósito, centro de Embu.
O sonho teve início na criação do Geração Cidadã. Segundo o prefeito de Embu das Artes, Prefeito, a região sudoeste da Grande São Paulo, carente em muitos aspectos, precisava de uma iniciativa focada na valorização dos jovens das periferias e sua capacitação para o mercado de trabalho. A parceria com o governo federal por meio do Ministério do Trabalho de Emprego e Organizações Não Governamentais (ONGs) mostrou ser viável, apesar do desafio. "Estamos satisfeitos por vocês concluírem um projeto que para muitos era um sonho difícil de realizar. Sabemos que ainda falta muito, mas está sendo feito o possível", salientou ele. A parceria foi firmada por meio da Associação dos Moradores da Região do Jd. Independência (Asmoreji), entidade-âncora que no consórcio lidera 15 ONGs.
O projeto inédito na região é dentre os 26 existentes no Brasil aquele que mais atende portadores de deficiência. São 61 jovens que além do conhecimento adquirido, melhoraram sua auto-estima e sentem-se mais bem integrados socialmente. A meta de empregar 30% dos jovens formados ainda não foi atingida, mas o trabalho de inserção continua. Cerca de 400 deles já estão trabalhando. A iniciativa integra ações do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE).
Ao avaliar a trajetória da 1ª turma formada, o coordenador geral do Geração Cidadã Nilton Bispo afirmou que "não foi fácil. Nós superamos, aliás, ultrapassamos as dificuldades". Segundo ele, foi concretizado um sonho de várias mãos e várias formas. O coordenador lembrou do trabalho conjunto das prefeituras, várias secretarias e em especial da Secretaria de Cidadania e Assistência Social por meio do Centro de Referência da Juventude de Embu. Saiba mais sobre o projeto acessando a página do consórcio no Portal de Embu das Artes: www.embu.sp.gov.br.
A celebração foi acompanhada por lideranças políticas e sociais da região entre as quais vices-prefeitos, secretários municipais, vereadores e presidentes de associações. No encerramento, o público curtiu trechos de músicas de sucesso cantadas ao vivo ao som de violão pelo padrinho dos formandos do Consórcio Geração Cidadã, Frank Aguiar.