Cooperativa de Alimentos do Município recebe capacitação

28/04/2017 - 15:39
Cooperativa de Alimentos do Município recebe capacitação

A Prefeitura Municipal de Embu tem se preocupado com a qualificação, capacitação e treinamento assistido em todas suas secretarias. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços realizou no dia 26 de abril de 2017 a partir das 16:00 horas,  uma palestra destinada aos cooperados da Cooperativa de Alimentos do Município. Sendo ministrada pela Sra. Maria Bernadete dos Santos Leite, Analista Sênior do ER-Osasco SEBRAE.

A Palestra ténica foi realizada no espaço do Restaurante Popular de Embu das Artes Josué de Castro, organizado pelo Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE) da Secretaria de a Prefeitura de Embu das Artes em parceria com o SEBRAE.

A qualificação teve como objetivo orientar empreendedores e empresários para a importância da Cooperação e do trabalho em conjunto, apresentado a cooperativa como forma de desenvolver um grupo e suas ações, e informar os participantes sobre o cooperativismo, suas especificidades e aspectos legais.

O Conteúdo disponibilizado abrangeu:

Ø  O que é cooperar,

Ø  Princípios e Valores;

Ø  Organização Social – Equilíbrio das forças;

Ø  Padrões de percepção/Ação; Empreendedor Cooperado;

Ø   Vantagens nas ações coletivas;

Ø  Crescimento e Desenvolvimento;

Ø  Patrimônio, Tratamento das despesas;

Ø  A Origem do cooperativismo;

Ø  Definição de Cooperativa;

Ø  Como funciona a Cooperativa: Estatuto, Lei 5764/71, Regimento Interno, Conselhos Gestores de Administração e Fiscal, Aspectos Jurídicos (Assembleias);

Ø  Tributação do Cooperativismo;

Ø  Passos para a Constituição de uma cooperativa.

Foi conscientizado para os participantes que toda atividade empresarial gera risco e deve ser minimizado com planejamento, e estabelecimentos de metas, deve-se ter uma estimativa de receita, de gastos, deve ocorrer um planejamento tributário realizado por um contador, a atividade econômica é contabilizada de 1/1 a 31/12 de cada ano. Quando houver sobras, a cooperativa reserva 10% no fundo de reserva Legal, destinados a reparar perdas e desenvolver as atividades da cooperativa e mais 5% no Fundo de assistência Técnica Educacional e Social.

A palestra deve a duração de duas horas e estavam presentes na palestra 22 Cooperados, também o secretário de Trabalho e Emprego Paulo Vicente, juntamente com a diretora de Qualificação Sandra Lopes e Creusa da casa do Empreendedor.

Ao fim, a palestrante reiterou a disponibilidade dos serviços oferecidos pelo SEBRAE SP e também indicou a todos a buscar por informações através das oficinas e consultorias oferecidas pelo SEBRAE em Nosso Posto de Atendimento ao Empreendedor de Embu das Artes.