De 25 a 28 de maio, os coordenadores e monitores/agentes sociais, passam por uma intensiva capacitação e preparação técnica para iniciar os trabalhos do Projeto de Esporte e Lazer da Cidade (PELC), que foi lançado no dia 23 de maio em Embu, na Escola Municipal Elza Marreiro, no Jardim dos Moraes, e no Ginásio José Anacleto, no Jardim Santa Tereza.
Embu das Artes é a primeira cidade do Estado de São Paulo a receber este programa do Governo Federal implantado pelo Ministério dos Esportes e da Justiça. O PELC vai atender 800 pessoas oferecendo atividades de dança futsal, handebol, liang-gong (ginástica oriental), percussão, pintura em tecido, reciclagem, recreação, violão, voleibol e xadrez.
A carga horária do programa é de 32 horas e é ministrado por Lucília da Silva Matos e Luis Roberto Araújo, do Ministério do Esporte. Tem como objetivo estimular os envolvidos a conhecer e refletir sobre a realidade do local onde vivem (cidade, região, comunidade etc) identificando problemas e potencialidades locais; apresentar os princípios, diretrizes, objetivos e operacionalização do PELC e contribuir para o desenvolvimento e melhoria da população do município.
Por meio de estudos de caso; palestras; oficinas; reuniões de planejamento; leitura e reflexão de temas relacionados ao programa; utilização de materiais didáticos diversificados como filmes, textos e músicas, os participantes vão poder entender melhor a realidade do município. “Nós selecionamos uma série de temáticas que tratam sobre a violência, juventude, lazer e esporte para refletir e debater com eles a realidade do ambiente em que vivem”, disse a professora Lucília da Silva Matos. Ela também relatou que este é um momento em que eles vão planejar como será a metodologia de trabalho que será aplicada na comunidade em que o projeto está inserido.
A equipe do PELC em Embu é formada por 15 pessoas, 12 monitores/agentes sociais, dois coordenadores de núcleo e um coordenador geral, todos com experiência na área de esporte e lazer.