Coronavírus não atinge cães e gatos; entenda a diferença entre vírus humano e animal

25/03/2020 - 12:58

O novo coronavírus (Covid-19) que acomete o homem e causa infecções respiratórias, não é o mesmo vírus que atinge cães e gatos. O gênero que infecta esses pets é o alphacoronavírus.

Já o que adoece o humano é o betacoronavírus, com características completamente diferentes.

“Não existem evidências de que o Covid-19 infecte os cães, gatos, bovinos ou qualquer outro mamífero doméstico”, afirma o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

“As pessoas não passarão o vírus para os seus animais e nem o contrário poderá acontecer”, completou a entidade.

Por isso, se seu cão ou gato aparecer espirrando, por exemplo, pode ser devido a uma alergia ou doença sem relação alguma com o novo coronavírus.

Os cães desenvolvem a alfacoronavirose canina, que atinge a parte gastrointestinal do animal e a doença não tem nada a ver com o sistema respiratório. Já no caso dos gatos, o alphacoronavirus provoca a Peritonite Infecciosa Felina (PIF), que é um processo inflamatório que debilita o sistema imunológico.

No entanto, tutores infectados com o Covid-19 devem delegar os cuidados aos seus animais a outras pessoas e, se isso não for possível, usar álcool gel antes de acariciar seus cães e gatos, pois o infectado poderá contaminar superficialmente o pelo desses animais do mesmo modo que contaminaria um corrimão de escada, por exemplo, e isso poderá espalhar o vírus a outros humanos que tocarem os pets.

Não abandone seu pet

Há relatos de abandono de animais de estimação e isso se deve à falta de informação e às chamadas fake news (notícias falsas) sobre os esclarecimentos do coronavírus.

Os Centros de Controle de Zoonoses enfatizam que o abandono de animais é crime, previsto na Lei Federal nº 9.605/98, conhecida como “Lei de Crimes Ambientais”.

Os tutores devem cuidar bem de seus animais, especialmente nesse momento de crise. Não há necessidade de isolá-los e ou deixá-los presos. Continuem dando carinho, amor e afeto.

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria da Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, tem se preocupado em passar as informações corretas, com embasamento de veterinários, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de ógãos como Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Associação Brasileira de Patologia Veterinária (ABPV) e Global Veterinary Community (WSAVA) com a finalidade de se evitar abandono, maus-tratos e fake news.

Vacinas veterinárias são apenas para animais

As vacinas para a proteção de cães ou dos bezerros bovinos são comercializadas buscando a proteção desses animais contra a infecção relacionada às espécies e não são licenciadas para uso humano e para proteção contra infecções respiratórias.

A questão da vacinação contra o coronavírus também é foco de falsas informações.Trata-se de uma inverdade, que coloca em risco a saúde da população.