Instalado na cidade desde 2012, o posto do Corpo de Bombeiros de Embu das Artes faz parte do 18º Grupamento de Bombeiros, composto pelos municípios de Embu das Artes, Barueri, Osasco, Cotia, Itapecerica da Serra e Santana do Parnaíba, e é diretamente responsável pelo atendimento dos municípios de Embu das Artes e Taboão da Serra, dentre os 15 atendidos pelo grupamento.
No último mês, a corporação recebeu da Prefeitura cerca de 140 mil reais em novos equipamentos, adquirdos com recursos do Fundo Especial de Bombeiros (Febom), incluindo Itens de Proteção Individual (EPIs), que serão apresentados a população, no dia 31/5, às 8h, na própria Base dos Bombeiros em Embu das Artes (Rua Aleardo Carpi, 93).
Localizado em um prédio de 1.000m², com administração, alojamentos, cozinha, refeitório, sala de atividades físicas, sanitários, sala de instruções e pátio de viaturas, o posto conta com efetivo de 30 homens, no mínino 7 homens por turno, e duas viaturas, sendo um Autotanque (AT) e uma Unidade de Resgate (UR), garantindo o atendimento 24h por dia a população.
Para o tenente Pinezzi, responsável pela base, o posto veio suprir uma demanda reprimida da região: “Antes da inauguração do Posto do Corpo de Bombeiros em Embu das Artes, eram registradas, em média, 300 ocorrências por ano, isso porque apesar das ocorrências estarem acontecendo, às vezes elas eram atendidas pelo policiamento, ou por vezes, pela própria população, não gerando registro. Com o posto isso muda. No último ano (2015), 1.328 ocorrências foram registradas somente aqui na cidade”.
Ainda de acordo com o tenente, a grande parte dos atendimentos é prestado diretamente à população, sendo que das ocorrências registradas em 2015, 66% foram resgates, 15% incêndios e 12% busca e salvamento. No caso das empresas, a atuação do Corpo de Bombeiros é outra: “Verifica-se que na nossa cidade o atendimento pré-hospitar é maior do que o de incêndios, isso porque no caso das indústrias os Bombeiros atuam preventivamente, emitindo o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), para empresas que estão regularizadas diante das normas ou projeto técnico, dependendo do tamanho do empreendimento”.
A eficácia do AVCB na prevenção de incêndios fica clara diante das estatísticas. Segundo o tenente, dos incêndios estruturais que ocorrem no Estado de São Paulo, somente 3% ocorrem em empresas com AVCB: “Além de minimizar os riscos de incêndio, o AVCB é fundamental para que as empresas consigam o Alvará de Funcionamento, emitido pela Prefeitura, e realizem a contratação de seguros. A simples presença de um posto do Corpo de Bombeiros na cidade também garante benefícios como descontos para as empresas na hora de contratar o seguro”.
O posto do Corpo de Bombeiros de Embu das Artes é produto de um convênio entre Estado e Município, sendo o Estado responsável pelos custos trabalhistas e formação da equipe, e o Município pelo fornecimento de infra-estrutura (prédio) e de equipamentos para atuação: “Os bombeiros se sentem mais preparados e motivados, pois contamos com equipamentos dos mais modernos na área de incêndio e salvamento. No último lote que recebemos da Prefeitura, vieram capacetes para operação corta fogo e salvamento, com óculos de proteção e lanterna LED acoplada, que permitem que o bombeiro tenha as mãos livres durante a ocorrência, canhão monitor portátil com base tripé, esguicho tipo pistola com vazão regulável 1 ½ polegada e ventilador de pressão positivo (vpp), ambos permitem a eliminação de mão de obra humana, reduzindo riscos e diminuindo o desgaste do efetivo, que ganha tempo na operação”, garante.
Que os bombeiros são verdadeiros heróis todos já sabem, mas engana-se quem pensa que o trabalho deles se restringe apenas ao atendimento de ocorrências. Mesmo quando não há chamados os bombeiros não param. A rotina diária de trabalho do efetivo inclui: treinamento de nós, check up de viaturas e materiais de trabalho, atividades físicas e instruções teóricas, tudo isso para garantir o atendimento mais rápido e eficaz possível.
A importância da população na ocorrência
O tenente Pinezzi esclarece que, mesmo com a constante preparação dos bombeiros, a participação da população é fundamental para o sucesso do atendimento: “Ações simples como ligar no número correto (193), falar exatamente o tipo de ocorrência, para sabermos qual tipo de carro direcionar, e informar corretamente o endereço, permitem que a gente haja mais rápido”.
Motoristas também podem contribuir para a atuação dos bombeiros: “As viaturas têm prioridade, mas não exclusividade no trânsito. Podemos passar no sinal vermelho, mas se o fluxo de veículos no outro sentido não parar, não conseguimos passar”.
Em caso de emergência, disque 193.
Serviço
Demonstração de novos equipamentos para a população
Dia: 31/5, às 8h
Local: Base do Corpo de Bombeiros Embu das Artes (Rua Aleardo Carpi, 93, Vila Cercado Grande)
*Matéria atualizada em 25/5.