Valorizando a cidadania e ampliando os serviços já oferecidos pelo Governo da Cidade de Embu das Artes, na tarde de quarta-feira, 6 de maio, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Vista Alegre foi reaberto. Agora, na rua Maceió, 10. Segundo o prefeito Prefeito, antigamente só era oferecido um plantão social e graças aos recursos enviados pelo presidente Lula foi possível abrir cinco unidades. No evento, o prefeito destacou uma nova medida que vem sendo adotada pelos técnicos do CRAS. A equipe de assistentes sociais está se aproximando mais da comunidade, visitando locais de difícil acesso e criando vínculos com os moradores. “Não é para ficar sentado esperando o povo chegar. As pessoas mais excluídas não têm força para pedir ajuda e nós queremos que elas caminhem com as próprias pernas para construir ou reconstruir suas vidas”. Prefeito também falou sobre a instalação de uma base móvel da Guarda Civil Municipal de Embu na região para garantir a segurança da população – 40 guardas foram contratados e estão participando de um curso preparatório de três meses.
Selma Fernandes, secretária de Assistência Social, esclareceu que a unidade do Vista Alegre havia sido fechada em 2007 porque a população não conhecia os serviços oferecidos. A secretaria então realizou um trabalho de conscientização por meio do CRAS itinerante no bairro e região. O presidente da Câmara Municipal, Silvino Bomfim, destacou a importância da qualidade do atendimento: “Muitas vezes as pessoas procuram o CRAS em busca de atenção e não apenas de benefícios como o bolsa-família”.
Grupos musicais se apresentaram para o público que participou da cerimônia de inauguração e visitou o espaço ao lado do prefeito e dos vereadores João Leite, Ná, Gilvan e Didi, e dos secretários Pedro Pontual (Participação Cidadã) e Nelson Pedroso (Serviços Urbanos). O padre Rubens (Paróquia Santa Otília) e o pastor Nelson (Brasil para Cristo) abençoaram o local, que será coordenado pela assistente social Edna Pires da Silva.
No CRAS Vista Alegre e nas demais unidades (Centro, Dom José, Santa Tereza e São Marcos), são oferecidos os seguintes serviços:
• Acolhida, convívio ou vivência familiar e comunitária;
• Divulgação de informações sobre programas, projetos e serviços socioassistenciais;
• Encaminhamento para aquisição de documentos civis fundamentais para o exercício da cidadania;
• Integração com serviços públicos e associações de bairros;
• Orientação familiar, individual e em grupo;
• Orientação psicossocial, jurídica, providenciária e tributos;
• Reuniões socioeducativas;
• Visitas domiciliares.
CRAS Vista Alegre
Rua Maceió, 10, Jardim Vista Alegre
Atendimento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira
Informações: 4785-3585