A abertura da mostra de arte “Barro e Pedra Embu das Artes”, com o apoio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, foi realizada nesta quarta-feira, 7/2, no Centro Cultural Mestre Assis. O evento contou com a participação de munícipes, professores e alunos dos Centros Culturais da cidade.
Os trabalhos foram feitos em dois tipos de materiais, a terracota e a rocha de granito. As peças são diversificadas e mostram o talento individual dos seus criadores. O professor Irael Luziano afirma que despertar a criatividade é uma das metas do curso: “O foco é despertar a sensibilidade de cada um, é ai que está a beleza”, afirmou.
A variedade dos modelos de esculturas é um dos atrativos. Animais é o tema principal, porém foram aproveitados outros trabalhos dos aprendizes. Há ícones de máscaras, religiosos e até homenagem a amigos falecidos. Roberval Roda, artista plástico que foi prestigiar o evento, reconhece o valor sentimental das criações: “Na arte é possível transmitir as angústias e os sentimentos, e isso nós vemos aqui em cada trabalho”, disse.
Todo o acervo da apresentação tem os nomes dos respectivos criadores, que foram alunos durante todo o ano dos professores Tônia de Embu, Irael Luziano e Jofe Santos, que ministram o curso no Memorial Sakai e no Centro Cultural Pirajussara.
O resultado deixa mestres e aprendizes satisfeitos, como Renata Matusceviko e Meire Lopes, ambas foram alunas e tem suas esculturas divulgadas na mostra. Elas presenciaram o resultado das aulas e afirmaram estar felizes com as técnicas que aprenderam e a liberdade criativa que tiveram para criar.
“O mundo colorido de Wanderley Ciuff”
Para quem vai ao Centro Cultural Mestre Assis admirar a “Barro e Pedra”, não pode perder também a mostra comemorativa dos 76 anos do artista Wanderley Ciuffi. A exposição vai até 4/3 e acontece todos os dias das 9 às 18h.
Exposição Barro e Pedra Embu das Artes
Até 4/3
Diariamente das 9 às 18h
Local: Centro Cultural Mestre Assis – Largo 21 de Abril,29,Centro
Entrada gratuita
Exposição “O mundo colorido de Wanderley Ciuffi”
Até 4/3
Diariamente das 9 às 18h
Centro Cultural Mestre Assis – Largo 21 de Abril, 29, Centro
Entrada gratuita