Diogo Felipe Bernardes, do Jardim Casa Branca, tem 21 anos e aprendeu a falar há apenas um ano, graças à atividade que pratica no Centro de Referência da Juventude (CRJ). “Eu tinha vergonha de falar com as pessoas e falava muito baixo. Agora falo com todo mundo e mais alto”, explica, ainda exigindo atenção para ser entendido. Na apresentação que fez, com outros integrantes do grupo de teatro, na cerimônia de entrega do certificado de participação nas atividades dos Núcleos da Juventude e Cultura e de Comunicação Social do CRJ, em 14/12, ele mostrou também que aprimorou gestos e expressão corporal.
Diogo é um dos 140 jovens que frequentaram atividades de Teatro, Canto Coral, Violão, Grafite e Comunicação Social e concluíram o ciclo 2011-2012 do CRJ. É um dos exemplos de superação, contando com apoio do governo municipal por meio do CRJ, instituído na cidade em 2004 (Lei nº 2.102), vinculado à Secretaria de Participação Cidadã, e que é aberto a jovens de
Outros jovens do CRJ também venceram etapas, aprenderam a lidar com as diferenças. Anderson Lucas da Silva Conceição, 18 anos, do Jardim Sílvia, frequenta o CRJ e acha que já aprendeu muito. Ele entrou para o Centro como jovem aprendiz há três anos. “Aprendi a gravar e editar vídeo, a fotografar e pretendo agora fazer faculdade de Comunicação e de Relações Internacionais. Já trabalho com redes sociais, no CRJ Embu das Artes, com o grupovozevez.blogspot.com.br (com link neste site)”, diz. Já Daniel Martins Máximo, 16 anos, do Santa Clara, aprendeu grafite e pretende trabalhar nessa atividade.
O secretário interino de Participação Cidadã, Paulo Vicente dos Reis, que também representou o prefeito Prefeito, e Regi Ferreira, coordenadora do Programa Jovem Aprendiz (representando o coordenador do CRJ, Hélio Cabral), destacaram a importância do Centro para a juventude embuense. “O CRJ é um centro de referência e convivência, em que os jovens aprendem uma atividade e também a conviver com a diversidade e a exercitar a cidadania”, disse o secretário.
ATIVIDADES DO CENTRO
O CRJ atua a partir de quatro eixos principais: Formação / Informação: realização de cursos, oficinas, palestras, boletins informativos, seminários, mural de informações, etc.; Garantia de Direitos: programas e ações contando com equipe multidisciplinar; Convivência: ações que visam a estimular a integração, o convívio e respeito à diversidade própria da juventude; Reflexão: atividades que proporcionem ao jovem, à família, a educadores e gestores reflexão sobre questões referentes à juventude. Estão integrados ao CRJ os programas Projovem Adolescente e Municipal, Jovem Aprendiz e outros. O Centro funciona na rua Rebolo Gonzales, 185, Cercado Grande. Telefone: (11) 4704-2935.