Cursinho popular: mais estudantes ingressam na universidade

27/02/2014 - 0:00
Cursinho popular: mais estudantes ingressam na universidade
Acessibilidade

Sinônimo de oportunidade entre os estudantes, o Cursinho Popular de Embu das Artes, contribuiu para que mais uma leva de munícipes ingressassem em universidade públicas e privadas pelo país a fora. O projeto criado em 2011, já atendeu mais de 500 estudantes, e para muitos é a única oportunidade de se preparar para o vestibular. 

O histórico de aprovações é extenso, nele há registro dos mais diversos cursos, desde os alternativos, como bacharelado em música, até cursos mais conservadores como ciências contábeis.

Cíntia dos Santos é apenas um dos muitos casos de sucesso. A estudante de 18 anos começou o cursinho em meados de 2013 e, em apenas um semestre, atingiu o sonho de muitos estudantes: ingressar na universidade. Aprovada em três universidades públicas, Cíntia conta sobre a experiência: “Eu estudava na ETEC no, período matutino, e a noite no cursinho. Sempre tive o hábito de responder exercícios e fazer resumos das aulas, no cursinho aprimorei essas técnicas e tive a oportunidade de revisar o conteúdo do ensino médio”.

Na hora de escolher o curso e a universidade em que ira estudar, Cíntia não hesitou: “Sempre gostei de viajar, na hora de escolher o curso optei por turismo, pois além de ter muito a ver comigo é uma área em expansão. Passei na Ufscar, na Unesp e na USP. Optei pela USP pois além de ser uma instituição reconhecida, das três, é a mais próxima de casa”.

Outro caso de sucesso é o do estudante Jesse James, 36, que ingressou em matemática aplicada em computação, na Universidade de São Paulo (USP). Jesse é morador do Jardim Valo Verde, já havia iniciado outra graduação, em 1998, mas teve que interromper o curso para poder trabalhar. Segundo o estudante, o cursinho foi à oportunidade para rever conteúdos e retomar os estudos: “O cursinho foi uma grande oportunidade, além de ser gratuito é perto de casa. Lá encontrei bons professores e me surpreendi com o empenho da equipe”.

Em relação à nova graduação ele revela algumas de suas expectativas: “Minhas aulas iniciaram na segunda-feira, tive a oportunidade de rever alguns professores antigos da época em que cursei ciências da computação e conhecer os novos. Estou adorando, dessa vez eu pretendo ir até o fim”.

Para 2014, mais 240 vagas serão criadas no cursinho popular. As inscrições começam em março. A previsão é que as aulas iniciem no mês de maio.

----
Compartilhe nas redes sociais