Nos dias 17, 24 e 31 de março, das 9 às 13h, será realizado o Encontro Pedagógico de Formação de Professores, aberto a professores da rede pública de Embu das Artes e região, e estudantes universitários. As inscrições devem ser feitas até o dia 14/3, por e-mail projetosculturais@pateocollegio.com.br. Gratuito e com certificação de 30 horas, mais visita ao museu, para professores que aderirem ao projeto.
O encontro gratuito faz parte do Projeto Descobrindo Embu das Artes no Museu. Em razão da grande procura, será feita seleção e dada prioridade a profissionais de educação do município. A direção do museu de Arte Sacra dos Jesuítas (Largo dos Jesuítas, 67, Centro Histórico) propõe, por meio do projeto, preservar a história da cidade e do museu. Mais informações: 4704-2654, www.pateocollegio.com.br.
Encontro Pedagógico
“O objetivo do encontro é familiarizar o professor com as possíveis temáticas a serem exploradas na visita dos alunos ao Museu e propiciar ferramentas para que este desenvolva atividades em sala de aula com os alunos que antecedam a visitação”, informa a coordenação do curso.
Ele é desenvolvido em três etapas: inicialmente são apresentadas concepções e definições de museu; o conceito e como trabalhá-lo com os alunos; definições e formas de patrimônio cultural e normas e procedimentos necessários à realização da visita com alunos ao museu. Na segunda, os professores são convidados a conhecer o prédio e o acervo e finalmente os participantes recebem fichas para trabalho em sala de aula que antecede a visita.
O projeto
O Projeto Descobrindo Embu no Museu foi criado em dezembro de 2007 para aproximar as escolas públicas embuenses e a comunidade da história do município por meio da realização de visitas ao Museu de Arte Sacra dos Jesuítas (MASJ). O público-alvo do projeto são estudantes de ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como os professores das escolas estaduais e municipais locais. Estimular o hábito da visita a museus e instituições culturais, apresentar o patrimônio do Museu; desenvolver a educação patrimonial, a consciência histórica são outros objetivos do projeto.