Cursos de formação rural beneficiam mais de 300 alunos

05/12/2007 - 0:00
Cursos de formação rural beneficiam mais de 300 alunos

A Prefeitura de Embu através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, por meio do Departamento de Cultura, realizou no dia 29 de novembro a entrega dos certificados a 324 participantes dos cursos da área de formação rural. Composto por mais de 20 cursos gratuitos, o projeto foi desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o Centro Paulista de Estudos Agropecuários (CPEA), Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (FETAESP).

Em depoimento, os alunos disseram que os cursos foram muito importantes para a sua capacitação e enriquecimento cultural, e que planejam aplicar os conhecimentos adquiridos para convertê-los em fonte de renda. Entre os cursos mais procurados estão o de Elétrica (instalação elétrica e acionamento de motores em baixa tensão), Jardinagem (formação de jardim, reforma e manutenção), Fruticultura básica (instalação da lavoura) e Confecção de pães.

A cerimônia contou com a presença do prefeito de Embu Prefeito, que entregou um troféu em homenagem aos cavaleiros romeiros da Cavalgada Rural. Participaram ainda as secretárias Rosimary Matos, de Educação, e Selma Fernandes, de Cidadania; o secretário João Ramos, de Meio Ambiente, o diretor de Cultura, César Domiciano, a vereadora Maria das Graças, além de lideranças do segmento rural.

O evento teve ainda como objetivo incentivar o produtor rural a abrir suas portas para o turismo rural, resgatando alguns hábitos pouco comuns na vida das pessoas atualmente, como se alimentar principalmente com comida caseira, acampar e pescar. Após a cerimônia foi servido um coquetel com comidas e bebidas típicas da roça.

Dirigidos a moradores de Embu, os cursos para 2008 estão com inscrições abertas. Interessados devem procurar o Departamento de Cultura na sede da Prefeitura à rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 – Centro. Mais informações pelos telefones 4785-3562 ou 4785-3563.

Tags: