Atualmente, variadas modalidades visam atender as necessidades dos idosos. A Dança Sênior é uma delas. Por meio de um método de expressão corporal, baseado no folclore de diversos povos, proporciona a integração no ambiente social. Surgida na Alemanha em 1974, a dança foi trazida ao Brasil em 1978 pela Sra. Christel Weber. No entanto, sua promoção ocorreu a partir de 1982 através da Sra. Regina Krauser. Porém, só em 18 de novembro de 1993 foi fundada a Associação Dança Sênior, que vem se firmando ao longo dos anos, e é praticada com entusiasmo também na Alemanha, Suécia, Dinamarca, Suíça, Finlândia, Áustria, Itália, Inglaterra, Noruega e França.
O objetivo geral da Dança Sênior é atender grupos de idosos que se dispõem à uma atividade física ideal e orientada à sua faixa etária, de forma regular, prevenindo, assim, a fraqueza muscular, rigidez articular e a perda do domínio dos movimentos coordenados.
Os objetivos específicos da Dança Sênior são:
•Promover uma melhor oxigenação das células, de maneira a evitar o desgaste precoce da capacidade e do reflexo mental;
•Promover a motivação do idoso para a prática de exercícios programados;
•Possibilitar a integração do idoso através de movimentos rítmicos.
•Mostrar a eficiência da Coreoterapia (terapia através da dança);
•Conscientizar o valor preventivo e condutivo desta atividade;
•Estabelecer o convívio social, de forma a superar a inibição natural e distante do idoso.
Desde 2002, desenvolvemos o trabalho de Dança Sênior em Embu das Artes. Numa reunião semanal, celebramos a paz-ciência do con-viver celebrando a chegada de cada novo colega. Com o trabalho através da dança, re-creamos nossa postura e nosso olhar, numa relação de ajuda, momento em que todos os participantes se tornam educadores e colaboradores no processo de formação. Assim, continuamos a trilhar o caminho no resgate da nossa possibilidade de Ser e Viver em comunidade.
Utilizar conceitos gerontológicos nos programas destinados ao bem-estar do idoso é a prática ideal e necessária na atualidade. Conhecimento, integração, prevenção, valorização e socialização são palavras-chaves nesse novo conceito obtido por meio da Dança Sênior.
Marilza Marques – Professora de Educação Física. Mestranda em Gerontologia PUC-SP