Defesa Civil: Nupdecs são implantados na cidade

Daniela Karin
06/03/2023 - 12:12
Defesa Civil: Nupdecs são implantados na cidade

A cidade de Embu das Artes conta agora com Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), uma rede de monitoramento participativo para identificar riscos e adotar medidas de proteção em situações de emergência quando há excesso de chuva e perigo de alagamentos e deslizamentos. Com essa iniciativa, a comunidade passa a ter participação ativa no trabalho integrado de prevenção e redução de riscos de desastres junto à Defesa Civil. São mais de 80 voluntários que abrangem as regiões dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros Vista Alegre, Pinheirinho, Colégio e Dom José.

Para a criação do Nupdec, foi realizada uma formação numa parceria entre o poder público e a Sociedade Ecológica Amigos do Embu (SEAE), com financiamento pelo Fundo Casa Socioambiental. No curso, os voluntários aprenderam a construir um pluviômetro de garrafa PET, instrumento que permite aferir o índice de chuvas. Esse aparelho é muito importante, pois, quando a precipitação atinge a marca de 60mm/m² em um intervalo de até 72h, o solo atinge o nível de saturação e surge o risco para deslizamentos. Os participantes também foram orientados sobre rotas de fuga e pontos de encontro em situações graves.

Os Nupdecs estão conectados a grupos de WhatsApp para trocar alertas sobre chuvas, avisos de possíveis riscos de alagamentos e deslizamentos, além de dicas de autoproteção. Segundo a Defesa Civil, para evitar ou minimizar a possível ocorrência de enchentes e transbordamentos, a Prefeitura realiza, periodicamente, ações preventivas, como limpeza e desassoreamento de córregos, além de investir em redes de drenagem. Em caso de emergência, ligue: (11) 4785-1271 (WhatsApp 24h).