A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, promoveu no dia 14/6 capacitação para profissionais da rede municipal, e participou de duas palestras, referente ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, no dia 15/6.
O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.
O encontro dos profissionais foi realizado no novo espaço da secretaria, que está destinado para a capacitação dos profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas), através de palestras, encontros, seminários, rodas de conversa e discussão de temas diversos de interesse dos trabalhadores.
A capacitação realizada no dia 14/6, reuniu profissionais do Suas, Sistema Único de Saúde (Sus) e instituições de longa permanência para idoso. Também, contou com a participação do Quinteto de Metais da Banda Municipal de Embu das Artes, vinculado à Secretaria de Cultura.
Um dos temas debatidos foi “O abuso financeiro e a pessoa idosa”, com a palestrante Graziela Daumichen, bacharel em Comunicação Social, especialista em gerontologia pela Faculdade Albert Einstein e em organização financeira para a pessoa idosa.
Outro tema foi “A pessoa Idosa e os Vínculos Familiares”, com a palestrante Marcela Teodoro Lazarini, assistente social, especialista em Envelhecimento pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) realiza o atendimento e acompanhamento de pessoas idosas vítimas de violência, através do Serviço de Proteção Social Especial para pessoas idosas e suas famílias.
Endereço: Rua José de Alencar, 61, Jardim Maranhão – Embu das Artes.
Telefone: 4781-5896.
Colaborou Jessely Cardoso, estagiária