A Secretaria de Desenvolvimento Social trabalha com a Proteção Social Básica o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), regulamentado pelas resoluções CNAS nº 109/2009 e 01/2013. Este serviço possui caráter preventivo e proativo, tendo por objetivo a garantia de acolhida, e convívio familiar e comunitário, estimulando o desenvolvimento da autonomia dos usuários.
A cada trimestre, o setor de Gestão do Sistema Único de Assistência Social Municipal (Suas), tem o papel de inserir as informações no Sistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Sisc), quanto à frequência dos participantes dos serviços de convivência ofertados pelas entidades conveniadas, e por nossos Centros de Convivência: da Criança e do Adolescente, do Idoso, e da Pessoa com Deficiência. Vale lembrar que este mês encerra-se o prazo para inserção das informações referentes ao segundo trimestre de 2017.
A finalidade do Sisc é possibilitar o acompanhamento e gestão dos SCFV pelas esferas federal, estadual e municipal, onde visualiza-se tanto a frequência dos participantes, quanto a identificação das situações prioritárias dos usuários, conforme previsto na Resolução CIT nº 01/2013, garantindo assim, os repasses financeiros efetuados pelo Governo Federal para execução deste serviço.