Desenvolvimento Social presta contas ao governo do Estado

18/07/2018 - 17:05
Desenvolvimento Social presta contas ao governo do Estado
Acessibilidade

A Secretaria de Desenvolvimento Social prestou contas à Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) Osasco, referente ao 1º semestre de 2018 quanto à utilização dos recursos repassados do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas) para o Fundo Municipal de Assistência Social (Fmas). Esses recursos foram destinados à execução dos seguintes serviços:

-Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Proteção Social Básica, que realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.

Esse serviço é executado pelas Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) que possuem Termo de Colaboração firmado com nosso município através da Secretaria, Associação Amigos de Bairro do Jardim Silvia, Associação dos Moradores da Região do Jardim Independência, Associação Fraternidade Rio Pequeno, Associação Amigos de Bairro do Parque Pirajussara e Sociedade Cooperativa de Trabalhos Assistentes ao Jovem (Coopjovem).

O serviço ofertado por essas OSC’s compreenderam um atendimento mensal de aproximadamente 280 crianças e adolescentes.

-Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Sócio Educativa de Liberdade Assistida – Proteção Social Especial de Média Complexidade

O adolescente autor de ato infracional é responsabilizado por determinação judicial a cumprir medidas socioeducativas que contribuem de maneira pedagógica para o acesso a direitos e para a mudança de valores pessoais e sociais dos adolescentes.

Neste serviço foram atendidos por mês cerca de 90 adolescentes e suas famílias, através de encontros em grupos, com o intuito de formar uma rede de apoio entre os membros que vivenciam situações similares, e buscar meios de superação e reconhecimento de suas potencialidades.

-Acolhimento Institucional – Proteção Social Especial de Alta Complexidade

Garante serviços de proteção integral (serviços de acolhimento em diferentes tipos de equipamentos) para indivíduos e famílias que se encontram sem referência, ou em situação de ameaça, retirada de seu núcleo familiar e/ou comunitário até que seja possível seu retorno a esses núcleos.

O Serviço de Acolhimento Institucional também é executado por OSC’s que possuem Termo de Colaboração firmados com a Secretaria, atualmente com a parceria do Centro Educacional à Criança e Adolescente (Ceca) e Lar Batista de Crianças. Ambos possuem a capacidade de atendimento de até 20 crianças e adolescentes, nesse primeiro semestre a média de atendimento foi de 15 acolhidos por mês em cada unidade.

Colaborou Jéssely Cardoso – estagiária

----
Compartilhe nas redes sociais