As ações são protetivas, preventivas, de apoio e orientação para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social
A Prefeitura de Embu das Artes, por da Secretaria de Desenvolvimento Social, realiza abordagem da população em situação de rua todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados. Nos finais de semana, uma média de 30 pessoas são atendidas por dia pela equipe de Abordagem Social e, aproximadamente, 10 pessoas aceitam ir ao Centro POP para receber alimentação, cuidados pessoais, informações para retirada de 2ª via de documentação, fazer inscrição para emprego, contato com familiares ou para uso do abrigo.
Acompanhando de perto o trabalho todos os finais de semana, o secretário Paulo Silas percebeu a necessidade de ampliação do número de trabalhadores neste segmento. Hoje, são três funcionários concursados na função de educador social. Mais três estão em processo de contratação, totalizando seis educadores sociais que atuarão in loco para acolher, atender e direcionar a população em situação de rua para os serviços do município. A equipe está identificada com colete verde com o logo da Prefeitura de Embu das Artes e descriçao da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Desde a ampliação do serviço, a secretaria tem recebido um feedback positivo da população em situação de rua e também dos munícipes, comerciantes e expositores da região central. Além de ofertar os serviços do Centro POP e abrigo, a equipe aciona, ainda, os serviços de saúde para atendimento e articulam ações conjuntas com as unidades básicas de saúde, CAPS, Pronto Socorro e Consultório na Rua.
O abrigo conta com coordenação, assistente social, psicólogo, educadores sociais, oficineiros, orientação jurídica e uma sala do Movimento de Alfabetização (MOVA). Também é ofertada a possibilidade de guarda de pertences com armários individualizados, cinco refeições diárias, quartos, área de convivência, banheiros e lavanderia.
Contatos:
Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP):
Avenida Esco, 607, Jardim Magali, telefone: (11) 4203-4366
Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS):
rua José de Alencar, 61, Jardim Maranhão, telefone: (11) 4781-5896