A Secretaria de Desenvolvimento Social realizou uma visita técnica no serviço inaugurado há um ano no Município de São Paulo, que atende a população idosa em situação de vulnerabilidade social.
A ação visa conhecer a articulação local na implantação do serviço na região periférica de São Paulo, analisar as potencialidades da unidade e trocar experiências.
O Serviço visitado foi o Centro-Dia para Idosos (CDI) na região do Paraisópolis, vinculado ao CREAS Campo Limpo, administrado através da parceria com a Associação de Moradores do Paraisópolis. Na visita, foi possível visualizar a forma de trabalho, o espaço físico de atendimento as pessoas idosas, a organização da rotina diária e a interação do serviço com a população local.
O resultado da visita foi positivo, nos permitiu identificar as atribuições e forma de execução do serviço, suas dificuldades e meios de superação, formas de se organizarem coletivamente e os benefícios desta ação, além de visualizarmos novas propostas de trabalho nesta área para o município de Embu das Artes.
O Centro Dia para Idosos – CDI, tem como principal objetivo proporcionar aos idosos em situação de vulnerabilidade os cuidados pessoais e proteção social especial, prevenindo a institucionalização e a segregação, visa promover a inclusão social por meio do fortalecimento das relações familiares e comunitárias.
O Público alvo deste trabalho são pessoas acima de 60 anos, em situação de risco pessoal e social, em que há fragilidades dos vínculos familiares, inclusos no CAD Único e beneficiários do BPC/LOAS.
Atualmente, o município de Embu das Artes, atende a população idosa em situação de risco no CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, através do Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas Idosas e suas famílias, e está em estudos para a ampliação da sua rede de serviços para este público.