O Centro Cultural Valdelice Prass foi, mais uma vez, palco para o Desfile Social da Solidariedade e Sustentabilidade, da Campanha do Agasalho. O evento promovido pelo Fundo Social de Solidariedade e pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, ocorreu na sexta-feira, 27/6.
Beneficiários e parceiros da Campanha do Agasalho 2014, bem como, amigos e familiares dos modelos voluntários, puderam prestigiar o desfile de roupas customizadas, que começou com a apresentação do Grupo Arco-Íris, coordenado pela professora Karla Magalhães e regido pelo tema Copa do Mundo.
Daniela Santos de Almeida Brito, presidente do Fundo de Solidariedade, agradeceu aos servidores, empresários, vereadores e munícipes engajados na Campanha. Em especial, a equipe que realizou a customização das peças desfiladas: “Esta é uma noite muito feliz, que vem coroar a Campanha do Agasalho, uma dentre as muitas ações promovidas pelo Fundo Social de Solidariedade. Gostaria de fazer um agradecimento especial a Germana e a toda a equipe que ela coordenou, foi um trabalho brilhante que, com certeza, tem o reconhecimento de todos”.
A secretária interina de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Roberta Maria dos Santos, fez agradecimentos e lembrou que o evento também se trata de uma prestação de contas: “Há um ano realizamos a primeira prestação de contas da Campanha do Agasalho e, hoje, viemos mais uma vez mostrar da onde vieram e para onde vão essas doações”.
Em 2014, cerca de 17 mil famílias foram beneficiadas com as mais de 100 mil peças de roupas, sapatos e cobertores arrecadados durante a Campanha do Agasalho. As doações foram entregues à população, por meio do brechó ambulante que percorreu 49 pontos da cidade, entre os dias 19 de maio e 23 de junho. A campanha conta com apoio de mais de 100 empresários da cidade.
Para Sandra Aparecida Pereira, que desfilou acompanhada dos filhos João Paulo (4) e Gabriela (10), representando a Associação de Bairro da Vila Pereque, a ação incentiva mais do que solidariedade: “É uma forma de mostrar para as pessoas que todos podem ser mais solidários. Tenho dó quando vejo gente na rua, passando frio, se cada um fizesse um pouquinho isso não seria assim. No meu caso, participar do desfile também é uma forma de incentivar a inclusão das pessoas com deficiência. Esse é o segundo ano que o João Paulo participa, acho muito importante para a promoção da acessibilidade e da interação”.
Cerca de 50 modelos voluntários participaram da ação representando entidades sociais, igrejas e o poder público. Entre eles, os vereadores Rosana Almeida, Luís do Depósito, Jabá, Clidão do Táxi, Júlio Campanha, Jefferson do Caminhão e o presidente da Câmara Municipal, Doda Pinheiro. Além, do secretário de Turismo, Valdir Barbosa. Outras autoridades, como os vereadores Edvânio Mendes e Gilson Oliveira e o secretário de Esportes e Lazer, Silvino Bomfim, também estiveram presentes.