O ofício do artesão e as perspectivas para o setor serão tema do Seminário, com o objetivo de promover a reflexão e o reencantamento pelo processo criativo.
Na história de Embu, os artesãos são importantes personagens. Mestre Assis de Embu (1931-2006) arregimentou dezenas deles na década de 1960 e muitos, até hoje, fazem a tradição local. Trata-se de uma atividade ecologicamente correta, contribui para distribuição de renda, é economicamente viável, e reconhecida como atração turística.
8h – Painel “O fazer artesanal como identificador da cultura local e como gerador de trabalho e renda”, com participação do artista plástico Antonio Carlos Bech (Toti), da Oficina de Agosto; Toninho Macedo, da Abaçaí Cultura e Arte; representantes da Sutaco e da Mega Artesanal.
14h – Painel “A relação do turismo e do artesanato na perspectiva de 2014”, com participação de representantes do Ministério do Turismo; da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo; do secretário Ronaldo Aparecido da Silva, da Secretaria de Turismo de Embu das Artes, e diretoria da Casa do Artesão.
Data: 19 de março de 2010
Local: Centro Cultural Mestre Assis de Embu
Endereço: Largo 21 de Abril, 29 – Centro – Embu